Avaliação Institucional


O que é

A avaliação institucional qualifica-se como construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da instituição e suas vinculações com a sociedade.

A partir da implantação do Sistema Nacional de Avaliação Superior-SINAES (2004), a Avaliação Institucional passou a integrar o processo global de avaliação e regulação do ensino superior do país, compreendendo, assim, a avaliação interna (autoavaliação) e a externa (realizada pelo INEP/MEC).

A Autoavaliação do IFTM está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige investimentos, numa perspectiva de avaliação formativa. Os envolvidos nesse processo situam seus fazeres, apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem. O grande desafio que enfrenta, é o de procurar captar o sentido comum de universidade, construído por professores, alunos e funcionários, que nele atuam, sem perder de vista a diversidade e a complexidade das diferentes ações por ele desenvolvido.

Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes, respeitando os objetivos da avaliação formativa:

  • Produzir conhecimento;
  • Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
  • Identificar as causas de problemas e deficiências;
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
  • Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
  • Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
  • Prestar contas à sociedade;
  • Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.

Obs.: Com o objetivo melhorar o processo de autoavaliação institucional do IFTM, a CPA está com mudanças na aplicação do questionário de autoavaliação. A partir de 2018 a avaliação passou a ser dividida em duas etapas; na primeira é feita a Avaliação Institucional; na segunda etapa é realizada a Avaliação Docente. As duas avaliações são feitas em períodos distintos.

Legislação

  • Portaria Nº 92, de 31 de janeiro de 2014 – aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sinaes.
  • Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante.
  • Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
  • Lei federal 10.861 de 14 de abril de 2004.
  • Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 - Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004.
  • Portaria MEC nº 300, de 30 de janeiro de 2006 - Aprova o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
  • Portaria nº 563, de 21 de fevereiro de 2006 - Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
  • Portaria nº 1.027, de 15 de maio de 2006 - Dispõe sobre banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA e dá outras providências.
  • Portaria normativa nº 1, de 10 de Janeiro de 2007.
  • Portaria nº 821, de 24 de Agosto de 2009 - Define procedimentos para avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dá outras providências.
  • Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior.
  • Resolução CONAES Nº 01, de 11 de janeiro de 2005 - Estabelece prazos e calendário para a avaliação das instituições de educação superior.
  • Decreto Federal 5.773, de 09 de maio de 2006 - Dispõe sobre o exercício das funções de Regulação, Supervisão e Avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos Superiores de Graduação e Seqüenciais no Sistema Federal de Ensino.
  • Ofício Circular nº 034/2005/MEC/GM/CONAES:Relatório Final de Auto-Avaliação – Prorroga o prazo de entrega dos Relatórios Finais de Auto-Avaliação Institucional.
  • Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação. Setembro 2008
  • Instrumento de Avaliação Externa 2008.
  • Nota Técnica. MEC/INEP/DAES – Prazo para postagem anual de Relatório de Autoavaliação. Fevereiro 2009.
  • Sinaes – Da Concepção à Regulamentação. Inep. Setembro 2009.

Downloads de Legislações

Bibliografia

ARDOINO, Jackes; BERGER, Guy. (1989). D'une évaluation en miettes à: une evaluation en actes. Paris: Andsha-Matrice.

BARRIGA, Angel C. (1996). “Evaluacion de lo academico – nuevas reglas y desafíos”. Revista do Programa de estudos pós-graduados – Psicologia da Educação. São Paulo – PUC. n.2. jun. p.57-82.

BRASIL, (2004). LEI nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e dá outras providências. Brasília, 05 abr. 2004. p.3.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CONAES (2004). Diretrizes para a auto-avaliação das instituições. Brasília, 26 de agosto de 2004.(citação incompleta)

__________________________________________________(2004).Orientações gerais para

o roteiro da auto-avaliação das instituições.Brasília, 2004 (citação incompleta)

DIAS SOBRINHO, José. (1998) “Funcionamento e modos sociais da avaliação institucional”. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional

da Educação Superior - RAIES . Campinas, v.3, n.2, jun, p.55-76.

____________________(2003) Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez

DIAS SOBRINHO, José e RISTOFF Dillvo (orgs.) (2000). Universidade desconstruída . Florianópolis: Insular.

FREITAS, Luis Carlos. (org) (2002). Avaliação: Construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular.

FIGARI, Gerard. (1996). Avaliar: que referencial? Porto: Porto Editora.

GOËRGEN, Pedro. A. (1996). “Avaliação como prática emancipatória: subsídios para uma teoria da avaliação institucional”. Revista do Programa

de Estudos Pós-Graduados –Psicologia da Educação. São Paulo - PUC. n. 2, jun, p. 25-42.

LEITE, Denise. (2002). Avaliação Institucional, Reformas e Redesenho Capitalista das Universidades. Avaliação: Rede de Avaliação Institucional

da Educação Superior – RAIES. Campinas, v.7, n.2, jun. p.29-48.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO (2004) Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional

de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. 12 abr.2004 ; Seção I , p.10.

MARCONDES, Anamérica Prado.(2004) Avaliação Institucional do ensino superior: uma análise psicossocial. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação)- Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de são Paulo, São Paulo.

NAGAMINE, José M.(1997) Universidade e compromisso social: a experiência da reforma da PUC de são Paulo .São Paulo:EDUC;Campinas:Editora autores Associados.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (1997) PAIPUC: Programa de Avaliação Institucional da PUC/SP . Relatórios 1 e 2.

PRADO SOUSA, Clarilza. (1997). “Avaliação institucional no ensino superior: Auto-Avaliação e Avaliação Externa”. In: RODRIGUES, Maria Lucia; FRANCO, Maria Laura. (orgs). Novos rumos do ensino superior . São Paulo: PUC/SP-NEMESS. p.33-53.

SANTOS, Boaventura de S. (1999). Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade .São Paulo: Cortez.

SOUSA, Sandra M.Z.L. e AMORIM, Antonio (1994). “Avaliação institucional da universidade brasileira: questões polarizadoras.” Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo. Fundação Carlos Chagas. n.10. jul-dez. p.103-136.

TRINDADE, Hélgio. (1996). A Avaliação Institucional das Universidades Federais: Resistência e Construção. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, v.1, n.1, jul, p. 09-14.

UNESCO. (1998) . Proyecto marco de acción prioritaria para el cambio y el desarrollo de la educación superior.