NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS: SIGEPE

A vida funcional do servidor ao alcance de um clique.

Clique para baixar a versão em .pdf


Desde junho deste ano, está oficialmente em operação o novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal - SIGEPE.

O novo projeto vai atender a um universo de mais de um milhão de pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e instituidores de pensão. O sistema abrigará dados de toda a vida funcional dos servidores, desde o ingresso no serviço público até a aposentadoria.

O novo SIGEPE foi estruturado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento para oferecer uma solução completa de Gestão de Pessoas e substituir integralmente até 2017 as funcionalidades do atual Sistema de Administração de Pessoal - SIAPE, responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais. O novo sistema irá substituir ainda, gradativamente, as funcionalidades suportadas pelo SIAPE-CAD, Extrator e SIAPEnet.

De agora em diante alguns módulos já poderão ser utilizados pelos servidores e pelas áreas de recursos humanos como ferramenta de trabalho. Os módulos do SIGEPE que já

estão em funcionamento são os seguintes:

  • Módulo das Consignatárias, que automatiza todo o processo de cadastramento de empresas que operam com consignação;
  • Portal de Gestão de Pessoas, destinado aos gestores e operadores da área de recursos humanos.
  • Portal de Serviços do Servidor, que irá substituir os módulos Servidor e Pensionista do SIAPENet e já possibilita aos servidores acessarem informações como dados cadastrais e financeiros.

O servidor ativo, aposentado ou pensionista deverá acessar o novo sistema por meio do endereço eletrônico:

https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/

Logo após clicar em “Sou Servidor ou Pensionista” e seguir as instruções de acesso.

Ao contrário do SIAPEnet, para acessar o Portal de Serviços do Servidor não é necessário informar o código de identificação única, bastando apenas inserir o CPF e senha, o que torna o acesso mais fácil e ágil para o servidor aposentado ou pensionista.



Para o caso de primeiro acesso ou redefinição de senha, em anexo disponibilizamos tutorial com o passo-a-passo para ambas as situações.

Através do Portal de Serviços do Servidor, já estão disponíveis as seguintes informações e funcionalidades, dentre outras:

  • Dados Cadastrais;
  • Dados Financeiros;
  • Contracheque (prévia e consulta de meses anteriores);
  • Comprovante de Rendimentos;
  • Código de Autorização para Consignação em Folha;
  • Termo de Adesão à Previdência Complementar.




Voltar ao topo da página