Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > MPT e MTEC foram realizadas no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

MPT e MTEC foram realizadas no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Eventos aconteceram de 25 a 27 de novembro

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 29/11/2019 às 00:00
  • Última modificação 29/11/2019 às 16:46
Mesa redonda
Mesa redonda "Desafios Tecnológicos para a indústria de alimentos”
Crédito: Divulgação

Foram realizados essa semana, de 25 a 27 de novembro, dois grandes eventos que já fazem parte do calendário Acadêmico do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico: a Mostra de Produtos Tecnológicos (MPT) e a Mostra Técnica de Projetos (MTEC).

A Mostra de Produtos Tecnológicos (MPT) é um evento interdisciplinar que visa promover o desenvolvimento de projetos relacionados a um tema, que esse ano foi “Alimentos e Tecnologias do Futuro”. Neste contexto, é objetivo do evento avaliar a capacidade do corpo discente dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação na concepção e condução de projetos alinhados à temática em questão, utilizando-se dos saberes e práticas adquiridos na área dos respectivos cursos.

Além da exposição dos produtos desenvolvidos pelo corpo discente, o evento trouxe, em sua abertura, a mesa redonda “Desafios Tecnológicos para a indústria de alimentos” com a participação dos professores do Campus Uberaba, Dra. Carolina Fonseca, Dr. José Humberto Filho e Dr. Lucas Arantes, além do professor do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Me. Robson Borges, onde foram discutidos temas como: automatização e robotização de sistemas de ordenha: o caminho do leite, microbiologia preditiva: dos conceitos microbiológicos à engenharia de software, tecnologia de bebidas alcoólicas, técnicas de análises colorimétricas e de textura em alimentos e aplicações tecnológicas no processamento de carnes.

Já a Mostra Técnica de Projetos (MTEC) tem como proposta estimular os alunos dos cursos Técnicos ao desenvolvimento de pesquisas/projetos, de forma a torna-los indivíduos autônomos e com capacidade para resolução de problemas. Visa também promover a troca de experiências entre discentes, docentes e profissionais que atuam em áreas técnicas dos cursos ofertados pelo Campus. Por não ter delimitação de tema, os alunos puderam desenvolver projetos que foram desde automação residencial, reaproveitamento de água da chuva, jogos digitais e até um piano feito com bananas. Os trabalhos expressaram, além do conhecimento técnico, a criatividade dos alunos dos cursos técnicos.