Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Colégio de Dirigentes marca o início dos trabalhos da nova gestão do IFTM

Colégio de Dirigentes marca o início dos trabalhos da nova gestão do IFTM

Participaram da reunião reitora, vice-reitora, diretores-gerais de campi e membros da gestão

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 13/02/2020 às 16:00
  • Última modificação 14/02/2020 às 10:56
Participantes da 1ª reunião do Colégio de Dirigentes da nova gestão do IFTM
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Iniciando os trabalhos da nova gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro − IFTM (2020/2023), no dia 12 de fevereiro, reuniram-se para o Colégio de Dirigentes da instituição, a reitora Deborah Santesso Bonnas, a vice-reitora Marlene Jeronimo, diretores-gerais de campi e demais membros da gestão.

O Colégio de Dirigentes não se reunia desde junho de 2019. Dentre os assuntos deliberados, um dos principais refere-se ao orçamento atual do IFTM. O orçamento de custeio de 2020 (manutenção das atividades de ensino, pesquisa, extensão, serviços e materiais que garantem o funcionamento da instituição) ficou reduzido em 57,28% em relação ao orçamento de 2019. Já o orçamento de investimento ficou em 96,71% em relação ao ano anterior e os 42,72% restantes de custeio dependem de complementação a ser aprovada pelo Congresso Nacional. Para suprir necessidades insuficientes ao orçamento, apoios como emendas parlamentares e, também, a participação da reitora no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que é essencial levar as demandas da instituição e solicitar o auxílio ao Conselho.

Os membros do colegiado apresentaram suas considerações sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Definiu-se que a Coordenação de Processos Seletivos do IFTM (COPESE) irá se reunir com a Pró-reitoria de Ensino e demais unidades para discutir a questão da forma de ingresso dos cursos superiores do IFTM.

Outro assunto em destaque foi o debate sobre o projeto Reitoria Itinerante. O projeto, conforme cronograma já definido, visa estreitar o relacionamento entre a alta gestão e a comunidade acadêmica nos campi, promover a transparência, a participação e o engajamento de servidores e estudantes em busca de solucionar os desafios em conjunto.

A próxima reunião do Colégio de Dirigentes está prevista para o dia 18 de março de 2020.