Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFTM concluem Intercâmbio Cultural na Colômbia

Alunos do IFTM concluem Intercâmbio Cultural na Colômbia

O Programa de Mobilidade Internacional aconteceu na capital Bogotá, no mês de dezembro

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/12/2016 às 15:10
  • Última modificação 07/03/2017 às 13:29
Alunos do IFTM recebendo certificado de imersão em espanhol no IBRACO
Crédito: Instituto de Cultura Brasil Colômbia - IBRACO

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Cátia Rosa – Campus Avançado Campina Verde; Guilherme Gomide - Campus Ituiutaba; Jaqueline Luiza – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico; Diego Basto - Campus Uberaba; Felipe Guimarães - Campus Paracatu; Celso Antônio - Campus Patos de Minas; Evelyn Thuane - Campus Patrocínio; Andressa Ribeiro - Campus Uberlândia e Mísia Rodrigues - Campus Uberlândia Centro - participaram do Intercâmbio Cultural do Projeto “Centro de Idiomas Intercultural, edição 2016: A magia da Colômbia de Gabriel García Márquez”, que faz parte do Programa de Mobilidade Internacional. Os estudantes viajaram à Bogotá, entre os dias 2 a 19 de dezembro, e participaram de diversas atividades interculturais no IBRACO - Instituto de Cultura Brasil Colômbia.

O magnífico reitor do IFTM, Profº. Drº. Roberto Gil Rodrigues Almeida; o pró-reitor de Extensão, Profº. Drº. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, a coordenadora Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Ms. Juliana Vilela Alves Pacheco e os alunos participaram de solenidade de formatura dos discentes no IBRACO onde receberam o certificado de imersão em espanhol denominado "A magia da Colômbia de Gabriel García Márquez". Além deste projeto, o IFTM pretende desenvolver ações de capacitação e de estágio com o IBRACO, conforme reunião com a diretora executiva, Margarita Durán, e a diretora acadêmica, Beatriz Miranda Cortez.

Após compromissos com os alunos, os servidores do IFTM reuniram-se com as autoridades de Universidades colombianas de Antônio Nariño, de Tolima e de Ibagué com o objetivo de estreitar laços para novas parcerias em programas acadêmicos, de pesquisa e de extensão.

No decorrer das atividades foram apresentados os programas em desenvolvimento pelas universidades com os parceiros internacionais, além de visitas às universidades, ao Instituto de Cultura Brasil Colômbia (IBRACO), ao Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) e a Câmara de Comércio e Integração Colombo Brasileira.

O Programa de Mobilidade Internacional

O Programa de Mobilidade Internacional, vinculado à Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização por meio da política de intercâmbio e da mobilidade internacional propiciando a ida de estudantes ao exterior e a recepção de discentes estrangeiros. O edital de Intercâmbio Cultura na Colômbia foi aberto a candidatos de todos os cursos e campi do IFTM.  Foram oferecidas nove vagas com bolsa e nove vagas sem bolsa. Os alunos foram selecionados de acordo com critérios acadêmicos e socioeconômicos.