Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aulas do Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica” iniciaram-se com grupos de reflexão e discussão

Os encontros ocorrem no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/02/2017 às 09:58
  • Última modificação 23/02/2017 às 12:36
Aula do Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica” no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Crédito: Profª.Drª.Elisa Antônia Ribeiro

Na última quinta-feira, 16/02, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, iniciaram-se as aulas presenciais do Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica”. Estiveram reunidos a Coordenadora do Curso, Profª. Drª. Elisa Antônia Ribeiro; a professora responsável pela unidade curricular denominada “Dimensão Ética na Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, Profª. Drª. Sirley Cristina Oliveira, do Campus Uberlândia Centro; e os 49 docentes participantes da capacitação dos diversos campi do Instituto.

Foram debatidos temas como formação ética do professor e o exercício profissional; dimensões do desenvolvimento profissional: subjetividade, identidade e competências e solidariedade; respeito e justiça na prática educacional. Os participantes formaram grupos de reflexão e discussão acerca de dilemas éticos: questionamentos como “Quero? Posso? Devo?” podem contribuir para relações sociais mais éticas no ambiente de trabalho, especificamente na prática docente em sala de aula? De que maneira isso ocorre?

As atividades continuam na sexta-feira, 17/02, com a Profª. Drª. Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, do Campus Uberlândia, trabalhando a unidade curricular “Investigação em Pesquisa Educacional”, na qual abordará diversos assuntos: pesquisa como processo lógico de investigação e construção do conhecimento; tendências metodológicas na pesquisa educacional; temáticas atuais e linhas de pesquisa emergentes na EPT.

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica” é coordenado pela Profª. Drª. Elisa Antônia Ribeiro, atual coordenadora geral de ensino do IFTM, e tem o apoio da técnica em assuntos educacionais, Liciane Mateus da Silva. É semi-presencial e organizado em módulos por meio de núcleo contextual, estrutural e integrador, perfazendo o total de 264 horas, sendo 80 horas destinadas a projetos de aplicação pedagógica. Seu público alvo são os docentes do IFTM.