Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif e NOVA desenvolvem ações para oferta de idioma

Conif e NOVA desenvolvem ações para oferta de idioma

Missão nos EUA discutiu futuros projetos e propostas entre as instituições

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 20/03/2017 às 17:22
  • Última modificação 31/03/2017 às 09:57
Diretoria Executiva do Conif em reunião no NOVA
Crédito: Marjorie Cerejo

Fomentar ações que fortaleçam o ensino da língua inglesa e o domínio do idioma foi o intuito de visita às instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community (NOVA), nos Estados Unidos. Representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) estiveram em missão naquele país desde 13 de março, desenvolvendo projetos para a qualificação de professores e intercâmbio cultural de estudantes da Rede Federal.

O presidente do Conif, Roberto Brandão; o vice-presidente, Roberto Gil; o diretor Financeiro, Cláudio Alex Jorge da Rocha; a diretora de Relações Institucionais, Maria Clara Kaschny Schneider; o coordenador do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Gutenberg Albuquerque Filho; o vice-coordenador do Forinter, Wagner Belo; e a assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, representaram o Conselho na missão, que foi financiada pelo NOVA/Conif.

Em reunião com representantes do NOVA, a delegação brasileira discutiu sobre a criação de programa profissional nas áreas administrativas e/ou de gestão para o desenvolvimento de centros de língua; o incentivo à pesquisa aplicada para professores de inglês; o intercâmbio de estudantes; o aperfeiçoamento de docentes no ensino do idioma e a elaboração de proposta de bolsas de estudos para alunos da Rede Federal.

Até janeiro de 2017, o NOVA recebeu aproximadamente 152 docentes da Rede Federal para o aprimoramento das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – a partir da Chamada Pública nº 1/2015-Setec/Capes/NOVA.

Três professores de idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram da segunda turma do programa de capacitação em inglês, realizado de janeiro a março deste ano, no NOVA: Profª. Ma. Cristiane Manzan Perine, do Campus Uberlândia; Prof. Me.Guilherme Augusto Duarte Copati, do Campus Ituiutaba; e Prof. Esp.Osvando de Melo Marques, do Campus Patos de Minas.

A contrapartida pela participação no programa é que os candidatos, ao retornarem ao Brasil, contribuam com ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Histórico – Em outubro de 2016, o Conif assinou Memorando de Entendimento (MOU) com o NOVA para o desenvolvimento de ações para a formação de professores, contribuindo para o fortalecimento da internacionalização na Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica.

NOVA – Com 15 instituições consorciadas, o NOVA é a maior instituição de ensino público no estado da Virgínia e o segundo maior college dos Estados Unidos, com mais de 75.000 estudantes e 2.600 servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) – com adaptações