Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Etapa IFTM dos Jogos dos Institutos Federais ocorreu em Uberaba

Etapa IFTM dos Jogos dos Institutos Federais ocorreu em Uberaba

Evento reuniu em torno de 420 atletas dos nove campi da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 06/07/2017 às 16:18
  • Última modificação 06/07/2017 às 16:25
Abertura dos JIF 2017 - Etapa IFTM
Crédito: Danilo Almeida da Silva

Entre os dias 29 de junho a 04 de julho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) sediou os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017 – Etapa IFTM – em Uberaba.

Os JIF são uma competição esportiva tradicional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também uma oportunidade de integração entre os alunos, troca de experiências e incentivo à atividade física. São uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

O evento reuniu aproximadamente 420 atletas de todos os Campi do IFTM, que disputaram diversas modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa, futebol de campo, xadrez e atletismo (salto em distância, salto triplo, arremesso de dardo, arremesso de peso, arremesso de disco e salto em altura) feminino e masculino.

A abertura dos jogos ocorreu na noite de 29 de junho, no Centro Olímpico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Univerdecidade, e contou com a  presença do reitor do IFTM, Professor Doutor Roberto Gil Rodrigues Almeida; do pró-reitor de Extensão do IFTM, Professor Doutor Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; de diretores gerais dos campi; entre outras autoridades da instituição.

As delegações de atletas foram a grande atração da noite. Bruno César Silva dos Reis, aluno do primeiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, fez o juramento do atleta. “Fazer o juramento, para mim, foi muito importante, pois representar todos os atletas é muito bom, uma energia muito positiva para o começo dos jogos. Sou atleta do basquete masculino e amanhã entro em quadra com uma energia totalmente positiva para jogar. Acho muito importante todos os alunos participarem do JIF, porque o esporte não é apenas você jogar bola, basquete ou vôlei. É educação. Você aprende a ter disciplina, a ter respeito pelos outros jogadores”, declarou.

A entrada da tocha olímpica e o acendimento da pira foi outro momento emocionante da abertura do JIF 2017. A aluna Isadora Resende Fernandes Morais, do terceiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Campus Uberaba, foi quem conduziu a tocha. Para ela, “Carregar a tocha no dia de hoje, com esse tanto de aluno presente aqui, com esse tanto de campus aqui, eu representando todos esses campi, foi uma emoção muito forte. Eu não esperava participar de nada assim. Quando fui convidada pelo professor Paulo Henrique, fiquei muito emotiva e pensei se deveria aceitar ou não o convite. Percebi que, como eu estava no meu terceiro ano, concluindo uma etapa grandiosa na minha vida, eu deveria fazer isso não só por mim, como por meus colegas. Foi um momento de nervosismo, mas eu fiquei muito feliz”.

Também houve a participação da banda de música da 5ª região da Polícia Militar de Minas Gerais e apresentação de dança de alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Muita torcida e diversão marcaram os seis dias de competição, que ocorreram em quatro lugares da cidade: IFTM Campus Uberaba; IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico – Unidade 1; Centro Olímpico da UFTM e Estádio Municipal Engenheiro João Guido (Uberabão).

Medalhista de ouro do handebol masculino, o aluno José Carlos Freitas Neto, do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Ituiutaba, relatou que “Estou aqui representando a nossa cidade pela terceira vez. Foi muito bom estar participando. Os times são muito bons. Tivermos a sorte de sermos campeões. Agora vamos continuar treinando para chegarmos aonde a gente quer, que é a etapa nacional”.

Augusto César, aluno do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária do Campus Uberaba, conquistou medalha de ouro no futsal masculino e estava eufórico com a vitória. “Lutamos para estar aqui. Já tem três anos que nós treinamos. Conversei com a equipe e disse que nós não sairíamos daqui sem este título. E fomos campeões”.

Os vencedores seguirão para a Etapa Regional - JIF Sudeste -, que acontecerá de 23 a 28 de agosto, em Campos dos Goytacazes, no Instituto Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Já os JIF Nacional serão realizados em Poços de Caldas (MG), no campus do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, de 03 a 08 de outubro.

Confira os vencedores do JIF 2017 – Etapa IFTM - na página do JIF

Confira também a galeria de fotos do evento.