Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM lança Programa Multicampi “IFTM em Cena”

IFTM lança Programa Multicampi “IFTM em Cena”

Programa visa promover exibições regulares de filmes nos nove campi do IFTM

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 06/07/2017 às 17:11
  • Última modificação 06/07/2017 às 17:00
Lançamento do
Lançamento do "IFTM em Cena"
Crédito: Letícia Estrela Martins Sousa

No dia 28 de junho foi lançado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, o Programa Multicampi "IFTM em Cena." O programa tem como objetivo promover exibições regulares de filmes nos nove campi da instituição, visando atender à Lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para promoção de exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

Participaram do lançamento o reitor do IFTM, Prof. Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida; a secretária da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Eline Neves Braga Nascimento; o pró-reitor de Extensão do IFTM, Prof.Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; e o professor de artes do IFTM Campus Uberaba e coordenador do Programa, Aldo Luís Pedrosa da Silva, que explicou um pouco sobre a concepção do projeto até sua concretização.

Eline, secretária da Setec, comentou a importância que o “IFTM em Cena” agrega para a instituição através da exibição de grandes obras do cinema brasileiro. O reitor Roberto Gil falou sobre a importância do projeto e do valor que ele traz na formação cidadã dos alunos do IFTM.

Durante o evento, foi apresentada a filmoteca digital, que está situada na reitoria do IFTM, e que foi criada a partir do recebimento de 79 filmes significativos da história do cinema brasileiro entregues pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Houve também a exibição do longa-metragem "Chico Xavier", de Daniel Filho, filme biográfico que apresenta trechos de várias fases da vida de uma das mais importantes personalidades da história da cidade de Uberaba e do mundo. Após a sessão, foi aberto debate mediado por participantes da equipe local de produção do filme.