Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > No Senado, Conif debate orçamento da Rede Federal para 2018

No Senado, Conif debate orçamento da Rede Federal para 2018

Reitor do IFTM, vice-presidente do Conif, defendeu maior orçamento para os Institutos Federais

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 28/09/2017 às 08:23
  • Última modificação 28/09/2017 às 16:57
Reunião sobre recursos previstos para Rede Federal para 2018 aconteceu em Brasília
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

O vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues de Almeida, reitores de todo o Brasil e o relator setorial para educação e cultura, senador Davi Alcolumbre, reuniram-se em 27 de setembro para tratar sobre os recursos previstos à Rede Federal, para 2018, por meio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A reunião ocorreu no gabinete da senadora Fátima Bezerra, no Senado Federal, em Brasília.

Com o objetivo de possibilitar o crescimento da Rede, o Conif solicitou um acréscimo de R$ 300 milhões, que abrange Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) mais a expansão. Outros R$ 700 milhões também foram requisitados para investimentos.

Para o vice-presidente do Conif, reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), os recursos são fundamentais para propiciar educação de qualidade, além de uma estrutura adequada para os estudantes.

“Nós temos um estrangulamento no nosso orçamento, principalmente para manutenção. Estamos no limite e, infelizmente, com o orçamento que foi colocado para o ano que vem, nós não sobrevivemos. A questão dos investimentos nos preocupa muito. O que estamos reivindicando, enquanto Conif, é que seja criada uma emenda para essa questão do investimento. O Ministério da Educação tem a gestão desse recurso, mas às vezes ele não chega de acordo com as necessidades do instituto”, enfatizou.

Na ocasião, o relator pontuou os esforços que podem ser feitos e assegurou o compromisso de levar a pauta, como uma das prioridades do setor de educação. “Sabemos as dificuldades que passam os institutos. E essa é uma preocupação minha. Então, fiquem certos que, dentro do nosso limite de atuação, faremos o possível nesta relatoria para fortalecer esse processo de desenvolvimento da educação”, declarou.

Segundo dados do Conif, dos R$ 2,2 bilhões em recursos programados para 2017, até o momento, foram liberados 45% da verba de investimento e 80% de custeio. Para 2018, estão previstos R$ 2,049 bilhões, projeção considerada insuficiente pelas intuições. A proposta do Conif é de R$ 3,9 bilhões.

Na avaliação da senadora Fátima Bezerra, que intermediou a reunião, a situação da Rede Federal atualmente é dramática. Diante disso, a parlamentar reforçou seu pedido de apoio ao relator.

“Nós temos acompanhado a realidade dos institutos, quanto ao cenário orçamentário. Vemos o malabarismo para manter o custeio daquilo que é imprescindível para as instituições não pararem”, ressaltou. “Nós contaremos com a sensibilidade do relator para que, na prerrogativa dele, enquanto relator setorial, ele tenha sua autonomia”, disse.

Câmara – Na câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, o Conif participou de outras duas reuniões sobre o orçamento para o próximo ano. Na primeira, o vice-presidente Roberto Gil, o diretor Administrativo do Conif, Wilson Conciani, e os reitores Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG) e Charles Okama de Souza (IF Sudeste MG) expuseram ao relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Marcus Pestana, a situação das instituições diante do orçamento previsto.

Os reitores reuniram-se ainda com o relator-geral da proposta orçamentária de 2018, deputado Cacá Leão. O parlamentar afirmou que preservará o relatório setorial do senador Davi Alcolumbre e que priorizará a educação e a saúde. A agenda contou também com a participação do presidente da Comissão de Educação (CE) da Câmara, deputado Caio Nárcio, que assegurou a destinação de emenda da CE para a Rede Federal.

Fonte: Ingred Suhet - Assessoria de Comunicação do Conif