Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Discutidas medidas para Jogos Nacionais dos IFs
Início do conteúdo da página
Notícias

Discutidas medidas para Jogos Nacionais dos IFs

Reunião com gestores da Rede Federal ocorreu no Memorial do IFCE.

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/03/2018 às 11:00
  • Última modificação 22/03/2018 às 12:04
Coordenação Nacional dos JIF se reúne até sexta(23) no Memorial do IFCE
Coordenação Nacional dos JIF se reúne até sexta(23) no Memorial do IFCE
Crédito: Deborah Sampaio - Reitoria do IFCE

Começou nesta quarta-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (23), a primeira reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), reunindo gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para deliberarem sobre a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais deste ano.

Durante a manhã, a comitiva, bem cedo, já foi conduzida para conhecer as instalações da Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A recepção do grupo, após a visitação, foi seguida por um tour guiado ao Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, localizado na sede do órgão, oportunidade em que puderam conhecer mais da história e das memórias do instituto.

Na abertura da reunião de trabalho, o reitor Virgílio Araripe deu as boas-vindas e falou da satisfação por receber a todos, no estado do Ceará, acolhendo-os para tratar de um assunto tão nobre à Rede Federal: “Que nestes dias, em Fortaleza, a gente possa sair daqui com os jogos dos Institutos Federais de forma muito bem organizada. Fica aqui o carinho do IFCE por embrionar esses eventos”, disse.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil de Almeida, a importância dessa reunião se dá para que o grupo de trabalho possa alinhar os encaminhamentos em torno dos jogos, visitando as instalações e trocando experiências importantes relativas à programação e execução das ações.

Além disso, Roberto Gil acrescentou o interesse surgido entre os membros da comissão por trabalhar a inclusão de estudantes com deficiência nas competições. “A ideia é que a gente possa atender a esses alunos também nos jogos, que muitas vezes ficam excluídos em razão de suas limitações. Então, é uma das iniciativas que queremos inovar para este ano, inicialmente através da natação e do atletismo”, disse.

O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Kleber Ribeiro,  também membro da Cojif, ressalta a importância da iniciativa. “Esse evento vem se consolidando por diversos motivos: primeiro, pelo reconhecimento do esporte como fundamental para a educação e a formação humana. Além disso, porque promove uma ampliação da cultura do estudante, permitindo conhecer outros estados e interagir com diversas pessoas. É um impacto cultural significativo”, reforçou  Kleber.

A professora Avania Araújo, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), representante da região Norte, frisou a importância do encontro, uma vez que permite dar continuidade aos jogos a partir do apoio dos reitores dos IFs ao evento. “Vamos discutir as questões financeiras para levar para nossas regiões sinalizando as deliberações para os jogos nacionais e para os regionais, que ocorrerão no próximo ano”.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais deste ano ocorrerá em outubro no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), próximo à Arena Castelão, em Fortaleza.

Fonte: Comunicação Social do IFCE



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página