Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Discutidas medidas para Jogos Nacionais dos IFs

Discutidas medidas para Jogos Nacionais dos IFs

Reunião com gestores da Rede Federal ocorreu no Memorial do IFCE.

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/03/2018 às 11:00
  • Última modificação 22/03/2018 às 12:04
Coordenação Nacional dos JIF se reúne até sexta(23) no Memorial do IFCE
Crédito: Deborah Sampaio - Reitoria do IFCE

Começou nesta quarta-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (23), a primeira reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), reunindo gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para deliberarem sobre a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais deste ano.

Durante a manhã, a comitiva, bem cedo, já foi conduzida para conhecer as instalações da Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A recepção do grupo, após a visitação, foi seguida por um tour guiado ao Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, localizado na sede do órgão, oportunidade em que puderam conhecer mais da história e das memórias do instituto.

Na abertura da reunião de trabalho, o reitor Virgílio Araripe deu as boas-vindas e falou da satisfação por receber a todos, no estado do Ceará, acolhendo-os para tratar de um assunto tão nobre à Rede Federal: “Que nestes dias, em Fortaleza, a gente possa sair daqui com os jogos dos Institutos Federais de forma muito bem organizada. Fica aqui o carinho do IFCE por embrionar esses eventos”, disse.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil de Almeida, a importância dessa reunião se dá para que o grupo de trabalho possa alinhar os encaminhamentos em torno dos jogos, visitando as instalações e trocando experiências importantes relativas à programação e execução das ações.

Além disso, Roberto Gil acrescentou o interesse surgido entre os membros da comissão por trabalhar a inclusão de estudantes com deficiência nas competições. “A ideia é que a gente possa atender a esses alunos também nos jogos, que muitas vezes ficam excluídos em razão de suas limitações. Então, é uma das iniciativas que queremos inovar para este ano, inicialmente através da natação e do atletismo”, disse.

O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Kleber Ribeiro,  também membro da Cojif, ressalta a importância da iniciativa. “Esse evento vem se consolidando por diversos motivos: primeiro, pelo reconhecimento do esporte como fundamental para a educação e a formação humana. Além disso, porque promove uma ampliação da cultura do estudante, permitindo conhecer outros estados e interagir com diversas pessoas. É um impacto cultural significativo”, reforçou  Kleber.

A professora Avania Araújo, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), representante da região Norte, frisou a importância do encontro, uma vez que permite dar continuidade aos jogos a partir do apoio dos reitores dos IFs ao evento. “Vamos discutir as questões financeiras para levar para nossas regiões sinalizando as deliberações para os jogos nacionais e para os regionais, que ocorrerão no próximo ano”.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais deste ano ocorrerá em outubro no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), próximo à Arena Castelão, em Fortaleza.

Fonte: Comunicação Social do IFCE