Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM participa de reuniões para preparação do LAPASSION

IFTM participa de reuniões para preparação do LAPASSION

Encontros ocorreram de 4 a 8 de junho no Chile com o objetivo de aprender com a experiência do LaPassion em Santiago

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 11/06/2018 às 10:00
  • Última modificação 13/06/2018 às 10:39
IFTM participa de reuniões no Chile para preparação do LAPASSION
Crédito: LAPASSION

De 4 a 8 de junho, ocorreu, em Santiago, no Chile, as reuniões do Quality Plan e do Control Meeting com a presença dos parceiros do Chile, Brasil, Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai. Foi o momento de aprender com a experiência do LaPassion em Santiago e iniciar a preparação das edições que ocorrerão em Montevideo, Uberaba e São Luís em novembro deste ano.

Ainda, no dia 7 de junho, foi realizado o Demo Day, atividade na qual foram apresentados os projetos multidisciplinares dos alunos selecionados no LaPassion Santiago. Trinta e nove alunos de treze instituições de sete países diferentes apresentaram soluções inovadoras após dez semanas de trabalho no Chile.

Participaram da missão do LaPassion no Chile os servidores do IFTM: Watson Azevedo, coordenador de Inovação; Carlos Alvarenga, diretor de Pesquisa e Inovação; e Juliana Pacheco, coordenadora geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais. O reitor do IFTM, Prof. Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida, foi representando o CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica -, como presidente.

Os recursos para gestão e execução do Lapassion são de origem do próprio programa, sendo destinados 59.060 euros para o IFTM, não havendo custos para a instituição.

Sobre o LAPASSION

O projeto LAPASSION – Latin-American Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network - concebido em parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e demais Instituições de Ensino Superior de diversas partes do mundo, surgiu por meio do interesse em valorizar a boa prática desenvolvida no espaço comunitário da União Europeia e transpô-la para o espaço geográfico da América Latina.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação por parte dos estudantes do ensino superior, o LAPASSION veio para criar condições para a aplicabilidade dos trabalhos produzidos por estes alunos, envolvendo para isto, o apoio da comunidade acadêmica e de empresas e outras entidades.

O projeto foi aprovado na chamada EAC-A03-2016 do programa ERASMUS+, com Financiamento aprovado na União Européia para todo o consórcio no valor total de 999.310,00  euros, sendo 59.060  euros para as ações do IFTM na parceria. Além do IFTM  estão o Conselho de Reitores dos Institutos Federais (CONIF), algumas Universidades e Institutos Federais no Brasil, Universidades no Chile e Uruguai, além de outras situadas em Portugal, Espanha e Finlândia.