Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro estreia na Olimpíada Brasileira de Robótica e conquista classificação para etapa estadual

Fase regional da competição aconteceu no último fim de semana, em Uberaba, e equipe do Campus conseguiu avançar

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 06/07/2018 às 06:00
  • Última modificação 04/07/2018 às 12:35
Etapa estadual será disputada em setembro, na cidade de Divinópolis
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), está avançando cada vez mais no conhecimento da robótica. Além de disciplinas e oficinas sobre o tema, este ano o Campus deu o pontapé inicial nas competições. No último fim de semana, na cidade de Uberaba, três equipes do Udicentro fizeram a estreia na Olimpíada Brasileira de Robótica, na etapa regional, e uma delas conquistou o quinto lugar e a classificação para disputar a fase estadual, em setembro, em Divinópolis.

Durante a competição, além de provas teóricas sobre conteúdos ligados à robótica, os estudantes fazem provas práticas, nas quais precisam construir e programar o chamado carro “seguidor de linha”. Trata-se de um robô programado para detectar onde existe um caminho em uma superfície (uma linha, muitas vezes feita com fita isolante) e seguir este caminho. Durante a competição, entre 17 equipes participantes no nível dos alunos de Ensino Médio, uma das equipes do Campus Uberlândia Centro conseguiu o quinto lugar e vai disputar a fase estadual em setembro.

“Foi uma experiência fantástica. Como é nossa primeira competição, não esperávamos a classificação, mas conseguir competir em um bom nível e ganhar experiência. Fiquei muito animado, pois foi possível perceber que o nível da robótica desenvolvida no Campus está muito bom, pois a competição contou com equipes de colégios particulares, com bons programas de robótica, e nós conseguimos nos destacar”, afirma o professor Kenedy Lopes Nogueira, um dos idealizadores do programa de robótica no Campus e que acompanhou as equipes na competição.

As equipes participantes foram montadas durante as Oficinas do Conhecimento no Campus, que no segundo trimestre ofereceu oficinas de robótica ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Computação. As equipes foram formadas por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, mas os alunos da Licenciatura, assim como os professores Kenedy Nogueira e Walteno Parreira Júnior, acompanharam os alunos. O grupo que se classificou para a etapa estadual conta com os alunos Adriano Robson Pereira Júnior, Gabrielle Lino Silva, Aliny Lara Almeida Ferreira e Eduarda Rodrigues Silva.

Das cinco equipes classificadas para a etapa estadual, três são do IFTM. Além da equipe do Campus Uberlândia Centro, o Campus Paracatu classificou duas equipes, nas duas primeiras posições.

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição tradicional, criada em 2006, que envolve alunos de escolas particulares e públicas de todo país. Dividida em fases regionais, estaduais e nacional, a competição científica é desenvolvida por níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos integrantes das equipes, e exige conhecimento teórico e prático dos participantes.

A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e CNPq. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia de universidades públicas e particulares do Brasil.