Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM participa do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP)
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM participa do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP)

"Rede Federal está no caminho certo”, declara presidente do Conif na abertura do congresso mundial da WFCP

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/10/2018 às 09:40
  • Última modificação 10/10/2018 às 09:58
IFTM presente no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês)
IFTM presente no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês)
Crédito: CONIF

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, participou da abertura oficial do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) nessa segunda-feira 8/10, em Melborne, na Austrália.

Ao fim da solenidade, Almeida, que é reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), destacou que as instituições da Rede Federal estão no caminho certo ao investir em uma formação de alunos que vai muito além de atividades restritas a salas de aula, pois prioriza uma formação integral que incentiva o desenvolvimento de outras habilidades e que entrega cidadãos mais críticos ao País.

Para o presidente do Conif, o evento – que reúne líderes da educação profissional de todo o mundo –, cresce a cada ano e reitera um de seus escopos que é o de ser um espaço de troca de experiências. “Já tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho da Rede Federal e também de ouvir experiências da Austrália, Canadá e China. Tudo isso é muito bom. Espero que possamos levar bons resultados para a Rede Federal”, frisou.

Também no primeiro dia do congresso, o diretor Financeiro do Conif e reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite, e os reitores dos institutos federais de Brasília (IFB), Wilson Conciani, e do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, fizeram apresentações no Affinity Group do Brasil sobre “Aprendizagem e Emprego”.

“Os participantes ouviram explicações relativas a três projetos. Um do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], outro relativo à educação indígena, e um concernente ao acesso ao primeiro emprego. E o consenso a que chegamos foi que a educação deve ser humanizada para além das tecnologias necessárias”, disse Wilson Conciani, representante do Conif na WFCP.

Rede Federal – No Congresso, seis trabalhos premiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), estão em exposição no estande da Rede Federal. São eles: Aproveitamento Tecnológico de Lactossoro na Elaboração de Maionese (IFF) – 2º lugar; Dispositivo Reconfigurável para Visualização 3D de Superfícies Tridimensionais (IFF) – 3º lugar; CRAB – Veículo Adaptado à Mobilidade de Cadeirantes em Praia (IFRN) – 4º lugar; Algômetro Vestível Flexível (IFSP) – 5º lugar; e Desenvolvimento de Simulador Cardíaco (IFBA) – 6º lugar.

Membro WFCP – Membro da WFCP desde 2012, o Conif tem uma posição de destaque no cenário internacional da formação profissional e tecnológica. Ao lado de 42 instituições de diversos países, desenvolve ações que evidenciam o Brasil e atua como interlocutor para a captação de novos membros no eixo latino-americano.

A Federação é uma rede internacional de instituições profissionais e associações nacionais e regionais, por meio da qual atualmente 38 países-membros compartilham estratégias de educação de ponta e boas práticas para ampliar a empregabilidade, evidenciando a economia global e o aperfeiçoamento da força de trabalho.

Congresso Mundial – A cada dois anos, um Congresso Mundial é realizado em um dos países-membros da WFCP. Em 2016, o evento internacional que atrai especialistas da educação profissional de todos os continentes foi realizado no Brasil, em Vitória (ES), organizado pelo Conif e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Fonte: Assessoria de Comunicação (Conif)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página