Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realizou oficina e mesa-redonda sobre Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Atividades ocorreram no dia 4 de outubro no auditório do Campus UPT e contaram com a participação de todos os campi

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 15/10/2018 às 14:00
  • Última modificação 15/10/2018 às 16:44
Mesa-redonda “Experiências do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais” no auditório do Campus UPT
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM (DCSE)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), realizou, no dia 04 de outubro, oficina e mesa-redonda sobre Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no auditório do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (UPT).

As atividades objetivaram refletir sobre o Ensino Médio Integrado, sobretudo acerca da elaboração das Diretrizes Institucionais da Organização Curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM e a reformulação das Matrizes Curriculares dos cursos em pauta.

Estiveram presentes coordenadores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio; diretores de Ensino; coordenadores gerais de Ensino; coordenadores gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão; e representantes das equipes pedagógicas de todos os campi do IFTM.

De tarde, a partir das 13h, ocorreu a oficina “Reorganização das Matrizes Curriculares do Ensino Médio Integrado” coordenada pela Profª. Drª. Daiele Zuquetto Rosa, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A partir das 18h, aconteceu a mesa-redonda “Experiências do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais”, que contou com a participação de três debatedoras: Profª. Drª. Andreza Tangerino Mineto, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho, Profª. Drª. Daiele Zuquetto Rosa, citada anteriormente, e Profª. Drª. Kelly de Oliveira Santos, do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Ceilândia.

A mesa foi mediada pela Pró-reitora de Ensino do IFTM, Profª.Dra. Danielle Freire Paoloni, que reforçou a importância desse momento de reflexão e discussão para o IFTM. O público participou ativamente com diversas perguntas para as debatedoras.

As atividades realizadas fazem parte de um conjunto de ações em desenvolvimento desde o início deste ano que compõem o Projeto “Reorganização Curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFTM”. A minuta do documento citado foi discutida em todos os campi e finalizada em reunião com os gestores de ensino e as equipes pedagógicas no último dia 5. Já a elaboração das Matrizes Curriculares dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e a revisão de seus respectivos Projetos Pedagógicos acontecerá no decorrer de 2019.