Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Projeto de professores do IFTM - Campus Paracatu ganha prêmio nacional de Inovação e Tecnologia

Oficina de ideias trabalhou, de forma lúdica, o desenvolvimento de novas habilidades em crianças em risco social.

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 09/11/2018 às 00:00
  • Última modificação 09/11/2018 às 10:17
Na foto representantes do Sicoob Credigerais, Darcy Neiva Filho e José Humberto Borges, e os professores Márcio Andrade e Pedro Henrique Tomás, ambos professores do IFTM - Campus Paracatu recebendo a premiação.
Crédito: Reportagem/Texto: Bruno Cidadão.

O “Projeto Ifisi: incluindo vidas pela educação criativa” foi premiado na 11ª Edição do Prêmio Somos Coop – Melhores do ano, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), que ocorreu em Brasília-DF em 30 de outubro de 2018. Receberam o prêmio representantes do Sicoob Credigerais, Darcy Neiva Filho e José Humberto Borges, e os professores Márcio Andrade e Pedro Henrique Tomás, ambos professores do IFTM - Campus Paracatu.

O Projeto Ifisi nasceu de uma pesquisa que constatou que a educação básica brasileira, em especial a pública, é altamente exclusiva e que boa parte dos alunos vive em situação de vulnerabilidade social, seja pela comunidade em que vivem ou pela situação socioeconômica de suas famílias. Na tentativa de transformar essa realidade de modo inovador, um grupo de seis pessoas, entre professores e técnicos do IFTM - Campus Paracatu, se uniram em torno do projeto em 2015. Em pouco tempo, o projeto estava documentado e começaram as atividades práticas e conta hoje com a ajuda de voluntários para seu funcionamento.

O sucesso do projeto, já no seu primeiro ano, fez o Sicoob Credigerais, uma das instituições financeiras mais respeitadas do Noroeste de Minas, aceitar financiar a continuidade do projeto e ampliar as atividades. Foi assim que ganhou consistência o Ifisi e crianças e adolescentes têm tido a oportunidade de ter o primeiro contato com a tecnologia brincando. Nas atividades, são ensinadas práticas de programação e manuseio de equipamentos 3D de forma aprazível aos pequenos. O projeto acontece nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) das Artes, espaço público no bairro Bom Pastor em Paracatu, com apoio e participação da Escola Estadual Professor Josino Neiva.

É importante destacar que o projeto se tornou tema da dissertação de mestrado do professor Pedro Henrique, envolvido no projeto, e aluno da UFG Catalão. O reconhecimento, vindo agora em nível nacional, fará com que o projeto seja expandido. Isto porque os projetos vencedores poderão ser replicados em outras regiões do país. A iniciativa, que atinge hoje escolas públicas de Paracatu-MG poderão atingir o Brasil inteiro a partir de agora, contribuindo para a melhoria da qualidade do aprendizado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Para obter mais informações sobre o projeto, entre no site oficial: http://emaze.me/Ifisi