Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Software desenvolvido pela equipe de TI do IFTM é registrado no INPI

Software desenvolvido pela equipe de TI do IFTM é registrado no INPI

“Matriz CONIF” é o primeiro programa de computador da Fábrica de Software do IFTM a obter o registro da marca

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 11/04/2019 às 16:15
  • Última modificação 11/04/2019 às 16:13

IFTM obtém certificado de registro do Programa de Computador “Matriz CONIF” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O programa de computador foi desenvolvido pela Fábrica de Software do IFTM em parceria com a Pró-Reitoria de Administração, sendo de autoria dos servidores Remer Coelho Diniz Oliveira, Marco Antonio Maciel Pereira, Eduardo Augusto Fabiano de Sousa, Ana Paula Cury da Silva, Lucas Bacciotti Moreira e Sheila Cristina Oliveira Borges. Todo o processo foi orientado pela Coordenação de Inovação.

“Matriz CONIF” é o primeiro programa de computador da Fábrica de Software do IFTM a obter o registro no INPI. A finalidade do programa é automatizar a criação da Matriz Orçamentária das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O sistema possibilita a geração de gráficos históricos, comparativos e de distribuição que permitem acompanhar a evolução dessas instituições.

Para o reitor Roberto Gil, essa ação é um marco na história do IFTM, fomenta o compromisso da instituição em contribuir com a sociedade.

Segundo o coordenador de Inovação, Watson Azevedo, é importante salientar que essa ação contribui para o aumento do índice de inovação do IFTM. “Assim, teremos mais pessoas inspiradas a fazer o mesmo”, ressalta o coordenador.

Sobre o INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, conforme Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.