Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Duas equipes do Campus Parque Tecnológico se classificaram para etapa estadual da OBR 2019

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica foi realizada em Uberaba

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 01/07/2019 às 00:00
  • Última modificação 01/07/2019 às 16:43
Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Crédito: Gustavo Finholdt

Aconteceu neste domingo, dia 30 de junho, a etapa regional da Modalidade Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento foi realizado no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, em Uberaba.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileira que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

O Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico participou com 6 equipes, das quais duas foram classificadas para a etapa Estadual da OBR 2019, que será realizada em setembro, no CEFET-MG, em Divinópolis: IFUTEC1 e IFUTEC3, que são formadas por alunos do segundo ano do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio.

Considerando o quanto os alunos foram bem nessa competição, o professor Gustavo Finholdt, orientador das equipes, disse estar com excelente expectativa para a etapa estadual. “Acho que teremos grande chance de melhorar ainda mais, até porque estamos programando treinamentos durante as férias para ganharmos tempo”, afirmou.

Outra coisa que chamou a atenção do professor foi a capacidade de solucionar problemas sozinhos, já que durante a competição os alunos não podem ter nenhum contato com os orientadores. Além disso, Gustavo nos contou que os alunos tiveram grande ganho no trabalho em equipe e que até ajudaram alunos de outras escolas que não trabalham com eletrônica e programação em linguagem C como nossos alunos.

Também vale destacar que, das 33 equipes participantes no evento, todas as classificadas para a próxima etapa da OBR são do IFTM: Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Paracatu, Campus Patrocínio e Campus Uberlândia Centro.