Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM é destaque na OBR 2019 e conquista vagas para a etapa estadual
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM é destaque na OBR 2019 e conquista vagas para a etapa estadual

Olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu em 30 de junho em Uberaba e contou com a participação de 33 equipes da região

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/07/2019 às 10:00
  • Última modificação 05/07/2019 às 10:20
Equipes do IFTM participando da modalidade prática da etapa regional da OBR 2019 em Uberaba
Equipes do IFTM participando da modalidade prática da etapa regional da OBR 2019 em Uberaba
Crédito: IFTM Campus Patrocínio

No dia 30 de junho, aconteceu a etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019 no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira em Uberaba. O evento contou com a participação de 33 equipes da região e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve presente com diversas equipes de alunos e professores representando os campi Patrocínio, Paracatu, Ituiutaba, Uberlândia Centro e Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

A OBR utiliza-se da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Tem o objetivo de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Na modalidade prática, os estudantes devem montar um robô para cumprir uma missão. Simula-se um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Os robôs devem atuar sem qualquer interferência humana, além de terem a agilidade suficiente para seguir uma linha demarcada, superar terrenos irregulares, desviar de obstáculos, subir rampas e conseguir salvar as “vítimas”, que são representadas por bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto.

As equipes ganham pontuação à medida que vão cumprindo fases desses desafios. Para cada rodada, o robô deve cumprir um desafio e, caso consiga, recebe uma pontuação correspondente. As equipes com melhor pontuação são classificadas para a etapa estadual e, caso repitam o bom desempenho, podem ganhar vaga na etapa nacional da Olimpíada.

O IFTM foi destaque na OBR e conquistou vagas para a próxima etapa da competição, a etapa estadual, que ocorrerá no dia 15 de setembro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Divinópolis. Vale destacar que as 7 equipes mineiras classificadas são todas do IFTM – Campus Paracatu, Campus Patrocínio, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Campus Uberlândia Centro.

Considerando o quanto os alunos foram bem na competição, o professor Gustavo Finholdt, do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e orientador das equipes do campus, disse estar com excelente expectativa para a etapa estadual. “Acho que teremos grandes chances de melhorar ainda mais, até porque estamos programando treinamentos durante as férias para ganharmos tempo”.

O professor ainda ressaltou que a capacidade dos alunos de solucionar problemas sozinhos também chamou atenção, já que durante a competição eles não puderam ter nenhum contato com os orientadores. Além disso, Gustavo contou que os alunos tiveram grande ganho no trabalho em equipe e que até ajudaram alunos de outras escolas que não trabalham com eletrônica e programação em linguagem C.

Equipes classificadas para a etapa estadual da OBR 2019:

Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - “IFUTEC1” e “IFUTEC3” formadas por alunos do 2º ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio;

Campus Patrocínio - “Dj Dani Borges" do Projeto Robô Cerrado;

Campus Paracatu - “Fahrenheit” composta pelos alunos Laura Medeiros, Pedro Vítor Alves e Webert William Mota; “PHOENIX”, composta pelos alunos André Souza, Ana Júlia Peixoto e Graciele Fernandes; e “J.A.R.V.I.S.”, composta por Beatriz Guimarães, Maria Clara Matos, Arthur Peres e Luiz Gustavo Queiroz;

Campus Uberlândia Centro: “Friday” formada pelos estudantes Pedro Caetano Gonçalves da Silva e Eduardo José Ferraz de Camargos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Computação Gráfica.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página