Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM é destaque na OBR 2019 e conquista vagas para a etapa estadual

IFTM é destaque na OBR 2019 e conquista vagas para a etapa estadual

Olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu em 30 de junho em Uberaba e contou com a participação de 33 equipes da região

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/07/2019 às 10:00
  • Última modificação 05/07/2019 às 10:20
Equipes do IFTM participando da modalidade prática da etapa regional da OBR 2019 em Uberaba
Crédito: IFTM Campus Patrocínio

No dia 30 de junho, aconteceu a etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019 no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira em Uberaba. O evento contou com a participação de 33 equipes da região e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve presente com diversas equipes de alunos e professores representando os campi Patrocínio, Paracatu, Ituiutaba, Uberlândia Centro e Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

A OBR utiliza-se da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Tem o objetivo de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Na modalidade prática, os estudantes devem montar um robô para cumprir uma missão. Simula-se um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Os robôs devem atuar sem qualquer interferência humana, além de terem a agilidade suficiente para seguir uma linha demarcada, superar terrenos irregulares, desviar de obstáculos, subir rampas e conseguir salvar as “vítimas”, que são representadas por bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto.

As equipes ganham pontuação à medida que vão cumprindo fases desses desafios. Para cada rodada, o robô deve cumprir um desafio e, caso consiga, recebe uma pontuação correspondente. As equipes com melhor pontuação são classificadas para a etapa estadual e, caso repitam o bom desempenho, podem ganhar vaga na etapa nacional da Olimpíada.

O IFTM foi destaque na OBR e conquistou vagas para a próxima etapa da competição, a etapa estadual, que ocorrerá no dia 15 de setembro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Campus Divinópolis. Vale destacar que as 7 equipes mineiras classificadas são todas do IFTM – Campus Paracatu, Campus Patrocínio, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Campus Uberlândia Centro.

Considerando o quanto os alunos foram bem na competição, o professor Gustavo Finholdt, do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e orientador das equipes do campus, disse estar com excelente expectativa para a etapa estadual. “Acho que teremos grandes chances de melhorar ainda mais, até porque estamos programando treinamentos durante as férias para ganharmos tempo”.

O professor ainda ressaltou que a capacidade dos alunos de solucionar problemas sozinhos também chamou atenção, já que durante a competição eles não puderam ter nenhum contato com os orientadores. Além disso, Gustavo contou que os alunos tiveram grande ganho no trabalho em equipe e que até ajudaram alunos de outras escolas que não trabalham com eletrônica e programação em linguagem C.

Equipes classificadas para a etapa estadual da OBR 2019:

Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - “IFUTEC1” e “IFUTEC3” formadas por alunos do 2º ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio;

Campus Patrocínio - “Dj Dani Borges" do Projeto Robô Cerrado;

Campus Paracatu - “Fahrenheit” composta pelos alunos Laura Medeiros, Pedro Vítor Alves e Webert William Mota; “PHOENIX”, composta pelos alunos André Souza, Ana Júlia Peixoto e Graciele Fernandes; e “J.A.R.V.I.S.”, composta por Beatriz Guimarães, Maria Clara Matos, Arthur Peres e Luiz Gustavo Queiroz;

Campus Uberlândia Centro: “Friday” formada pelos estudantes Pedro Caetano Gonçalves da Silva e Eduardo José Ferraz de Camargos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Computação Gráfica.