Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Começa a edição 2019 do “IFTM Itinerante”

Começa a edição 2019 do “IFTM Itinerante”

Projeto de extensão leva diversas atividades para cidades da região do Triângulo Mineiro durante férias escolares

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 16/07/2019 às 15:00
  • Última modificação 16/07/2019 às 15:23
"IFTM Itinerante"
Crédito: Divulgação

A edição 2019 do projeto de extensão “IFTM Itinerante” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) começou. Durante o período de férias escolares, as cidades de Campo Florido, Conquista, Ibiá e Sacramento recebem diversas atividades como palestras, oficinas, sessões de cinema, shows de talentos e gincanas realizadas por equipes de alunos e servidores do IFTM selecionados em editais da instituição.

As ações ocorrem em vários pontos das cidades, como praças, órgãos públicos, teatros e bibliotecas, ginásios e conta com o apoio das respectivas prefeituras municipais.

Em Campo Florido, as atividades promovidas pelo IFTM Campus Uberlândia envolvem principalmente a temática alimentação e contam com a promoção de oficinas de bolos confeitados, hortas, manipulação de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, dentre outras.

Já em Conquista, o IFTM Campus Uberlândia trabalha assuntos diversos com a população por meio de oficina e mostra de fotografia, oficina sobre hortas e alimentação saudável, além da realização do Festival Gastronômico Estação Mogiana.

Ibiá recebe o IFTM Campus Patos de Minas com o projeto denominado “IFTM Itinerante: da ancestralidade do quilombo à energia da modernidade”, abordando, assim, em destaque, questões sobre a população negra, em especial sobre as mulheres negras, em oficinas e cine debate. Também ocorrem oficinas de percussão, de educação financeira familiar, entre outras.

A cidade de Sacramento, contemplada com o projeto “Construir – Conectar – Fortalecer: oficinas para o trabalho em rede no município de Sacramento” do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, conta com atividades nas áreas de inclusão, tecnologia e cultura por meio da realização das oficinas “A inclusão vista do lado de cá: reconhecendo diferenças humanas em perspectiva vivencial”; “Orientação e Mobilidade: técnicas de como apoiar pessoas com deficiência visual”; “Contando História e produzindo animação por meio de Stop Motion”, “Aprendizagens possíveis por meio do cinema”, dentre outras.

Sobre o “IFTM Itinerante”

O “IFTM Itinerante” foi inspirado no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, e tem como propósito estabelecer um diálogo entre o IFTM e a comunidade, atendendo a municípios das áreas de abrangência dos campi da instituição, por meio de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, qualificação da população local e a formação cidadã e profissional dos alunos envolvidos.

Dentre os objetivos do projeto destacam-se: proporcionar o diálogo entre o IFTM e as comunidades locais; promover a integração social a partir da participação voluntária dos estudantes e servidores com as comunidades de cidades circunscritas à área de abrangência do IFTM; buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população; capacitar e socializar o conhecimento gerado na instituição com as comunidades, valorizando os saberes populares locais; e estimular os estudantes a empreender projetos coletivos locais.

Em sua 3ª edição este ano, o “IFTM Itinerante” iniciou suas operações em 2017, na cidade de Guimarânia. Em 2018, contemplou os municípios de Campo Florido e Ituiutaba e também ganhou versão internacional, promovendo integração entre Brasil e Colômbia.