Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Campus Uberlândia participa do projeto IFTM Itinerante 2019

Campus Uberlândia participa do projeto IFTM Itinerante 2019

O Campus Uberlândia participa do projeto em 2019 em duas cidades: Campo Florido e Conquista.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 18/07/2019 às 00:00
  • Última modificação 18/07/2019 às 15:24
Profesores e alunos do Campus Uberlândia no IFTM Itinerante 2019
Crédito: Divulgação

Em sua 3ª edição este ano, o “IFTM Itinerante” iniciou suas operações em 2017, na cidade de Guimarânia. Em 2018, contemplou os municípios de Campo Florido e Ituiutaba e também ganhou versão internacional, promovendo integração entre Brasil e Colômbia.

Em Campo Florido, sob a coordenação do professor Heliomar Baleeiro Júnior e com a participação do professor Juvenal Caetano Barcelos, as ações acontecem de 12 a 21 de julho e compreendem instalação e noções para condução de hortas horizontais e verticais, teatro com crianças relacionado a temáticas como alimentação saudável, preservação dos recursos naturais, respeito ao próximo e diversidade, oficinas para produção de sabão com materiais alternativos como limão e mamão, oficinas de manipulação e processamento vegetal com produção de doces, geleias e conservas e oficinas de produção de bolos confeitados Também há atividades como Cinema na Praça com a população da cidade, visita ao lar de idosos, realização de várias gincanas com as crianças na colônia de férias, salgadinhos para festa, atividades e dinâmicas voltadas à questão do relacionamento interpessoal etc.

O Campus Uberlândia espera deixar neste município muita motivação, alguma capacitação profissional e a certeza da importância de estudar, ter um bom relacionamento familiar e respeito.

Já no município de Conquista, a coordenação do projeto ficou a cargo da professora Susana Elisa Rieck e contou com o envolvimento da professora Luciana Rodrigues. Com atividades desenvolvidas durante os dias 14 a 20 de julho, o projeto também contou com a participação dos alunos Gabriel, Rainer e Shoraia do curso de Engenharia Agronômica, Amanda e Jociara, de Tecnologia em Alimentos e Divino, Gabriela e Klenilton, do curso Técnico em Agropecuária. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se: Curso de Fotografia, Aprendendo com a Horta, Conservação dos recursos naturais, Boas práticas na preparação de alimentos, Empreendedorismo, Coleta seletiva e outras formas de formas de aproveitamento do lixo doméstico, Relações Interpessoais, Desenvolvimento de conservas, entre outros, encerrando-se com um Festival Gastronômico e Noite de Talentos.

O projeto “IFTM Itinerante” foi inspirado no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, e tem como propósito estabelecer um diálogo entre o IFTM e a comunidade, atendendo a municípios das áreas de abrangência dos campi da instituição, por meio de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, qualificação da população local e a formação cidadã e profissional dos alunos envolvidos.