Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicado edital do IFTM que oferece 1700 vagas gratuitas de cursos técnicos em nove cidades
Início do conteúdo da página
Notícias

Publicado edital do IFTM que oferece 1700 vagas gratuitas de cursos técnicos em nove cidades

Inscrições para o processo seletivo acontecem entre os dias 11 de outubro e 21 de novembro

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 16/10/2019 às 11:20
  • Última modificação 16/10/2019 às 11:36
Processo Seletivo 2020/01
Processo Seletivo 2020/01
Crédito: Divulgação

Está publicado, no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), o edital do processo seletivo para preenchimento de vagas de Cursos Técnicos de Nível Médio presenciais do IFTM com início no 1º semestre de 2020. Estão disponíveis neste edital 1.714 vagas, em pelo menos 19 cursos técnicos diferentes, ofertados em nove cidades do Triângulo Mineiro, sendo nove campi do Instituto e dois polos.

O período de inscrições começa no dia 11 de outubro e segue até dia 21 de novembro. Os interessados devem fazer suas inscrições exclusivamente pela internet, no endereço http://www.iftm.edu.br/ingresso/ . A taxa de inscrição é de R$30, mas quem não puder arcar com esse valor pode solicitar sua isenção no período entre 11 e 29 de outubro.

Os cursos são oferecidos nas cidades de Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Ibiá, João Pinheiro, Uberaba e Uberlândia, sendo que as cidades de Uberaba e Uberlândia contam com duas unidades do IFTM.

Os 19 cursos oferecidos são Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Comércio, Computação Gráfica, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Mineração, Programação de Jogos Digitais, Química e Redes de Computadores.

As vagas são para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e cursos técnicos na modalidade concomitante. Nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o estudante faz o Ensino Médio e o seu curso Técnico de forma articulada e em uma unidade do IFTM. Já na modalidade de concomitância externa, o estudante cursa o ensino técnico no IFTM e o Ensino Médio em outra instituição, se ainda não o concluiu.

Para os cursos integrados, podem se inscrever estudantes que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente, já para os cursos concomitantes, a exigência é que o candidato tenha concluído, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio ou tenha o Ensino Médio completo.

A seleção se dá por meio de prova, a ser realizada no dia 8 de dezembro, no período da manhã, na cidade do campus escolhido pelo candidato, e conterá 30 questões objetivas sobre conhecimentos do Ensino Fundamental, sendo dividida em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O conteúdo programático das provas consta do edital do processo seletivo.

IFTM: Ensino Público, Gratuito e de Qualidade

O IFTM é uma instituição pública de educação, que oferece cursos em diferentes níveis educacionais, sempre de forma gratuita. Em todas as seis cidades em que o IFTM oferece o Ensino Médio Integrado, os números da instituição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são destaque. De acordo com os dados de 2018, os últimos cujos resultados por escola foram divulgados, uma unidade do IFTM é a melhor escola pública nas cidades de Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Paracatu, Patos de Minas e Patrocínio. Os resultados estão disponíveis no ranking organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, no link https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml.

Além da reitoria, em Uberaba, o IFTM conta com oito campi distribuídos em nove cidades do Triângulo Mineiro: Uberaba (Campus Uberaba e Campus Uberaba Parque Tecnológico), Uberlândia (Campus Uberlândia Centro e Campus Uberlândia), Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas e Campus Patrocínio, além do Campus Avançado Campina Verde. O IFTM conta ainda com polos presenciais nas cidades de Ibiá e João Pinheiro.

O objetivo do IFTM é formar e qualificar profissionais em diferentes níveis de educação, pensando na demanda da comunidade na qual está inserido, verificando os setores da economia devem ser desenvolvidos naquelas localidades. Atualmente, o Instituto oferece cursos de Ensino Técnico nas modalidades Integrado e Concomitante ao Ensino Médio, cursos de graduação, cursos de pós-graduação latu sensu e strictu sensu no nível de mestrado, além de cursos de idiomas. A lista completa de cursos ofertados pode ser verificada no site da instituição.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página