Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Vem aí a 12ª Semana Multidisciplinar

Vem aí a 12ª Semana Multidisciplinar

Evento este ano comemorará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 21 a 23 de outubro no IFTM Campus Uberlândia

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 10/10/2019 às 08:15
  • Última modificação 15/10/2019 às 12:35
12ª Semana Multidisciplinar
Crédito: Divulgação

A Semana Multidisciplinar é um evento anual promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia para despertar a interdisciplinaridade e a transversalidade de conhecimentos técnico-culturais de seus discentes. A Semana Multidisciplinar é uma das atividades comemorativas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Governo Federal e parcerias, que em Uberlândia, MG, incluem a participação da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do IFTM - Campus Uberlândia.

Neste ano, a 12ª Semana Multidisciplinar irá comemorar a SNCT no período de 21 a 23 de outubro, quando serão realizadas uma série de atividades científicas e culturais tais como a Feira de Conhecimentos (FEICON) e a Feira de Novos Produtos (FNP), Semana do Livro e da Biblioteca, palestras e mostras culturais.

Dentro da programação da 12ª Semana Multidisciplinar teremos a participação do IFTM Campus Uberlândia no Ciência Viva e no Brincando e Aprendendo, eventos do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) da UFU.

Tema escolhido para edição 2019 da SNCT

Neste ano, o tema escolhido para a edição da SNCT é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A motivação para essa escolha do tema baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária. Transversal, o tema interage com aspectos fundamentais da sobrevivência humana, a exemplo do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e circulares que garantam, de forma integrada, as seguranças hídrica, energética e alimentar. Tudo isso, obviamente, focando na redução ou mesmo reversão de impactos ambientais, em ganhos sociais e econômicos além da preservação e uso sustentável de uma das maiores riquezas do país, sua biodiversidade e o conhecimento de como utilizá-la.