Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM),criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior,Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educaçãoprofissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. O IFTM, sendo composto por uma Reitoria e seus campi, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e supervisionada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). (IFTM, 2014)

Em Patrocínio, o IFTM iniciou suas atividades como Polo do Campus Uberaba em 03 de agosto de 2009, através da assinatura do Termo de Mútua Cooperação realizado entre Prefeitura Municipal de Patrocínio e o IFTM visando à realização do curso Técnico em Informática. Localizado na Avenida Líria Terezinha Lassi Capuano, n°. 255, Bairro Universitário, em uma área de três hectares doada pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio, sua sede foi inaugurada em fevereiro de 2010 com o apoio da Prefeitura Municipal. Nesse mesmo ano, o Polo foi transformado em Campus Avançado, passando a ofertar também os cursos Técnicos em Eletrônica e Contabilidade e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No ano de 2013, por meio da Portaria MEC nº. 330, de 23 de abril de 2013, o Campus Avançado Patrocínio recebeu sua autorização de funcionamento, compondo, assim, a nova estrutura organizacional do IFTM como um de seus campi.

Diante dessa conquista, novas perspectivas se apresentaram, levando em fevereiro de 2014 a criação de três cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Administração, Eletrônica e Manutenção e Suporte em Informática. Nesse mesmo período, foi criado outro curso superior de Tecnologia, o de Gestão Comercial.

Em 2015, foi implantada a unidade gestora (UG), possibilitando ao IFTM Campus Patrocínio ser independente administrativamente do Campus Uberaba, realizando suas próprias licitações e gestão financeira.

Em um cenário onde a exclusão social é uma realidade presente, o IFTM Campus Patrocínio busca cumprir sua missão de inclusão social oportunizando, de forma flexível e participativa, o processo de construção e aplicação de conhecimentos. Esse processo é fundamentado em valores éticos e morais, capazes de possibilitar ao discente uma formação profissional e humana, compatível com as necessidades emergentes da comunidade, atendendo às rápidas transformações tecnológicas do novo milênio.

Ao propiciar a formação do cidadão como pessoa, com autonomia intelectual e pensamento crítico, o IFTM – Campus Patrocínio promove, também, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos. Dessa forma, responde às exigências do mundo do trabalho, aos anseios da comunidade e cumpre o seu papel de relevância estratégica para o desenvolvimento da região e do país.