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Araguari

por Reitoria | publicado 01/09/2014 09h56 | última modificação 27/04/2015 10h54

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF TRIÂNGULO, criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. No seu processo instituinte estão presentes na composição de sua estrutura organizacional uma Reitoria localizada em Uberaba, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia e as Unidades de Educação Descentralizadas de Paracatu e de Ituiutaba que, por força da Lei, passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campus da nova instituição, passando a denominar-se respectivamente: Campus Uberaba, Campus Uberlândia, Campus Paracatu e Campus Ituiutaba. No imaginário das comunidades que compõem a nova instituição e nas práticas de seu cotidiano, estes componentes instituintes estão postos. Implica então, reconhecer que, como em toda organização, instituído e instituinte são aspectos de uma mesma realidade que, permanentemente, fazem trocas e assim, alteram e (re)configuram a Instituição numa totalidade em processo.

A Instituição recém criada responde a uma nova missão na sociedade e aos horizontes de seus profissionais que, ao crescerem em função do processo de formação continuada que o sistema educacional lhes proporcionou busca integrar o coletivo da escola nesse processo de mudança efetiva buscando transformar os sonhos em ações que, concretizadas, possam conduzir o IF TRIÂNGULO a excelência em todos os níveis e áreas de atuação. Essas Instituições consolidarão seu papel social visceralmente vinculado à oferta do ato educativo que elege como princípio a primazia do bem social.

Dentro da área de abrangência do Instituto encontra-se a cidade de Araguari, sendo implantado um Polo Presencial que ofertará cursos de nível técnico em áreas específicas.


Inserção Regional

Nos primórdios do século XIX, o então Comissário de Sesmarias na Região do Triângulo Mineiro, Antônio de Rezende Costa, vulgo “Major do Córrego Fundo”, demarcou as Sesmarias do Serrote, hoje Fundão, onde surgiu a Igreja freguesia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Ventania.

Em 1882 o arraial passou a categoria de vila com o nome de Brejo Alegre.

Em 28 de Agosto de 1888 sob a influência do Padre Lafaiete de Godói a arraial passou a cidade com o nome de Araguari, que na Língua Tupi-Guarani significa “arara-verde”, pela grande quantidade destes pássaros existentes na região.

Araguari nasce com a vocação agrícola e tem ao redor da igreja as primeiras casas de fazendeiros que aqui se estabeleceram. Com a implantação das ferrovias Mogiana e Goiás, Araguari se torna grande entroncamento para a ligação São Paulo, Minas e Goiás sendo um canal de escoamento dos produtos que se transformam na riqueza da terra.

Araguari situa-se na Região do Triângulo Mineiro, Estado de Minas Gerais, limitando-se ao Norte com os municípios de Catalão, Corumbaíba e Anhanguera, todos no Estado de Goiás. Ao Sul faz limite com o Município de Uberlândia, à leste com Cascalho Rico e Estrela do Sul, a oeste limita-se com o Município de Tupaciquara e a Sudeste com Indianópolis. Esta localização sob o ponto de vista geoeconômico resulta privilegiada em razão da proximidade dos grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia e Brasília. Possui aproximadamente 110.000 habitantes e está situada numa área de 2.731 km2.

A cidade de Araguari, conta com um setor comercial atuante, incluindo lojas, magazines, supermercados, etc., somando um total de 2.183 estabelecimentos comerciais, 1.646 empresas de serviços e 446 indústrias devidamente cadastradas, que contribuem para a arrecadação do município. A rede escolar é formada por 13 (treze) Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), 02 (dois) Pré-escolares Municipais (PEM), 17 (dezessete) Centros Educacionais Municipais(CEM), 19 (dezenove) Escolas Estaduais, 25 (vinte e cinco) escolas da rede privada dos níveis infantil, Ensino Médio e Pré-vestibular e 01 (uma) de Ensino Superior privada, totalizando 26.000 alunos aproximadamente na Educação Básica.

Hoje, a educação profissional constitui condição indispensável para o êxito num mundo pautado pela competição, inovação tecnológica e crescente exigência de qualidade, produtividade e conhecimento, e deve propiciar ao profissional formação ética para uma atuação consciente de sua responsabilidade na sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, ao propiciar a formação do cidadão como pessoa com autonomia intelectual e pensamento crítico, promove, também, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos. Dessa forma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro responde às exigências do mundo do trabalho, aos anseios da comunidade e cumpre o seu papel de relevância estratégica para o desenvolvimento da região e do país.

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