Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Polos Presenciais > Caxambu
Início do conteúdo da página

Caxambu

por Reitoria | publicado 01/09/2014 09h56 | última modificação 27/04/2015 10h54

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IF TRIÂNGULO, criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, é uma Instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. No seu processo instituinte estão presentes na composição de sua estrutura organizacional uma Reitoria localizada em Uberaba, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia e as Unidades de Educação Descentralizadas de Paracatu e de Ituiutaba que, por força da Lei, passaram de forma automática, independentemente de qualquer formalidade, à condição de campus da nova instituição, passando a denominar-se respectivamente: Campus Uberaba, Campus Uberlândia, Campus Paracatu e Campus Ituiutaba. No imaginário das comunidades que compõem a nova instituição e nas práticas de seu cotidiano, estes componentes instituintes estão postos. Implica então, reconhecer que, como em toda organização, instituído e instituinte são aspectos de uma mesma realidade que, permanentemente, fazem trocas e assim, alteram e (re)configuram a Instituição numa totalidade em processo.

A Instituição recém criada responde a uma nova missão na sociedade e aos horizontes de seus profissionais que, ao crescerem em função do processo de formação continuada que o sistema educacional lhes proporcionou, busca integrar o coletivo da escola nesse processo de mudança efetiva buscando transformar os sonhos em ações que, concretizadas, possam conduzir o IF TRIÂNGULO a excelência em todos os níveis e áreas de atuação. Essas Instituições consolidarão seu papel social visceralmente vinculado à oferta do ato educativo que elege como princípio a primazia do bem social.

Objetivando a expansão da oferta de ensino de qualidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro busca ampliar sua atuação atendendo ao maior número de municípios da mesorregião do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba e parte do noroeste do Estado de Minas Gerais, focando Caxambu como uma de suas metas de ação, implantou-se aí um Polo Presencial, oferecendo o Curso Técnico de Nível Médio em Informática.


Inserção Regional

Fundada em 1901, o município de Caxambu possui aproximadamente 23.482 habitantes, e está situado numa área de 100 km2 na região do Sul do Estado de Minas Gerais, distante 360 km da capital, tendo como limítrofes os municípios de Baependi, Pouso Alto, Soledade de Minas e Conceição do Rio Verde.

É uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante instância hidromineral.

Caxambu situa-se nas montanhas do sul do Estado, na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, tendo 210.000 m2 de área e conta com 12 fontes de água mineral com propriedade diferentes, tais como, algumas com poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente, a maioria delas concentradas no Parque das Águas “Dr. Lisandro Carneiro Guimarães”, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Hoje, a educação profissional constitui condição indispensável para o êxito num mundo pautado pela competição, inovação tecnológica e crescente exigência de qualidade, produtividade e conhecimento, e deve propiciar ao profissional formação ética para uma atuação consciente de sua responsabilidade na sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, ao propiciar a formação do cidadão como pessoa com autonomia intelectual e pensamento crítico, promove, também, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos. Dessa forma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro responde às exigências do mundo do trabalho, aos anseios da comunidade e cumpre o seu papel de relevância estratégica para o desenvolvimento da região e do país.

Fim do conteúdo da página