Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Polos Presenciais > Tapira
Início do conteúdo da página

Tapira

por Reitoria | publicado 01/09/2014 09h56 | última modificação 27/04/2015 10h54

Histórico

Tapira é um município localizado na região do Alto Paranaíba e conta com 4.112 habitantes.

O nome da cidade vem do “tapir” nome científico da anta, animal encontrado em profusão no início da colonização, por volta de 1870.

A emancipação do município aconteceu em 1º de março de 1963 e desde então Tapira tem se destacado no cenário regional como uma progressista cidade.

A vocação econômica do município está diretamente ligada à agricultura - onde o cultivo da batata e do milho são destacados e, à mineração - uma vez que Tapira tem uma das maiores jazidas de fosfato do mundo e conta com a presença da Vale, uma das maiores empresas do país.

Também tem destaque a produção de lírios para exportação, privilégio de um município que conta com a existência de chapadas localizadas a mais de 1200 metros de altitude.

Tapira é uma cidade cheia de atrativos naturais, contando com várias e belíssimas cachoeiras e um relevo todo acidentado, capaz de incorporar com maestria a alcunha de alterosas que nosso estado recebe.

O setor educacional de Tapira conta atualmente com as escolas CEMEI Comecinho de Vida, que cuida da educação infantil; Escola Municipal Alvina Alves de Resende, responsável pela educação dos alunos de 1º grau; Escola Estadual Cecília Maria de Resende Neves, de nível secundário e; desde 2010, o IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

O IFTM, de forma toda especial, representou um avanço na educação tapirense, disponibilizando à população local a oportunidade de estudar em uma escola de nível federal e preparando os cidadãos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Fim do conteúdo da página