Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Auditoria Interna
Início do conteúdo da página

Auditoria Interna


Definição

Em 06/04/2001, a IN SFC/MF 01/2001 aprovou o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. O Manual apresenta um capítulo específico que trata das Unidades de Auditoria Interna, visando alcançar uniformidade de entendimentos e disciplinar as atividades, apresentando a seguinte definição:

A auditoria interna constitui-se em um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade à qual está vinculada. Os trabalhos de auditoria interna são executados por unidade de auditoria, ou por auditor interno, especialmente designado para a função, e tem como característica principal assessoramento à alta administração da entidade, buscando agregar valor à gestão (Anexo - IN/MF/SFCI/Nº 01/2001, capítulo X).


Significado da palavra auditoria

Deriva do vocábulo em latim "AUDIRE", cujo significado é "OUVIR", termo adotado posteriormente para representar aquele que emitiria opinião.

No entanto, os dois significados, se considerados em conjunto, estão alinhados à postura a ser adotada pelos integrantes do Sistema de Controle Interno e Auditorias Internas, no sentido de se buscar a construção de soluções para os problemas identificados, contribuindo para o aprimoramento da Gestão Pública.


Saiba mais sobre a Auditoria Interna do IFTM:

Fim do conteúdo da página