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Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP


À Diretoria de Gestão de Pessoas do IFTM, unidade administrativa subordinada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional compete planejar, coordenar, supervisionar e orientar a execução das atividades relacionadas à área de gestão de pessoas do IFTM.

A Diretoria de Gestão de Pessoas será exercida pelo Diretor de Gestão de Pessoas e, na sua ausência ou impedimento legal, pelo seu substituto.

Compete à Diretoria de Gestão de Pessoas:

  • Planejar, propor, coordenar e supervisionar a execução da política de gestão de pessoas do IFTM de forma sistêmica e integrada, atuando por meio das coordenações gerais que compõem sua estrutura, observando-se a legislação vigente;
  • Coordenar a elaboração, a implementação e a execução do plano de capacitação dos servidores;
  • Supervisionar a execução das avaliações de desempenho e de estágio probatório dos servidores do IFTM;
  • Apoiar e assessorar os Câmpus em assuntos relativos à área de gestão de pessoas;
  • Gerenciar a elaboração da proposta orçamentária de pessoal do IFTM, acompanhar as ações de planejamento e despesas relativas à gestão de pessoas e supervisionar a execução dos recursos alocados no orçamento de pessoal;
  • Presidir os processos de provimento de cargos, organizar e coordenar a realização de concursos públicos, bem como gerenciar os processos de remoção e redistribuição de vagas e servidores no âmbito do IFTM;
  • Supervisionar a execução das atividades de pagamento de pessoal, concurso, benefícios e qualidade de vida dos servidores;
  • Acompanhar os processos de progressão, afastamento, licença e aposentadoria de servidores;
  • Planejar, organizar, orientar e acompanhar a implantação e execução de projetos, emissão de relatórios e levantamento de indicadores gerenciais necessários ao aprimoramento e bom funcionamento da área de gestão de pessoas;
  • Realizar estudos de dimensionamento do quadro de pessoal, acompanhar, avaliar e propor o redimensionamento do quadro de servidores do Instituto em conjunto com o Colégio de Dirigentes;
  • Supervisionar a execução dos recursos alocados no orçamento de pessoal;
  • Planejar, propor, organizar, avaliar e promover a criação e implantação de sistema informativo de direitos, vantagens, benefícios e deveres dos servidores, bem como de um canal de divulgação das ações da Diretoria de Gestão de Pessoas e de orientação sobre legislação de pessoal;
  • Prestar esclarecimentos aos órgãos de controle, em processos administrativos ou judiciais, e em questões pertinentes à área;
  • Representar o IFTM nos fóruns específicos da área, quando se fizer necessário;
  • Planejar, orientar e supervisionar a execução de procedimentos relativos à enquadramento de servidores;
  • Gerenciar o Módulo Acadêmico do Sistema de Monitoramento e Execução e Controle (SIMEC) e monitorar ações provenientes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Educação;
  • Propor o desenvolvimento de sistemas de informação de gestão de pessoas;
  • Desenvolver estudos e apresentar propostas para criação e remanejamento de cargos e funções;
  • Realizar atendimento ao público interno e externo;
  • Desempenhar outras atividades correlatas à área e que lhe forem atribuídas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.
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