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Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

por Reitoria | publicado 19/08/2014 09h56 | última modificação 08/02/2017 09h19

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID visa valorizar futuros docentes durante seu processo de formação com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Desta forma, o programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Além dos estudantes dos cursos de licenciaturas, coordenadores de áreas do conhecimento e supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários irão estagiar, terão direito a bolsas mensais.
No âmbito do IFTM, a Pró-Reitoria de Ensino, seguindo-se a legislação específica, é a responsável direta pelo acompanhamento e aprovação de todas as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

Em 2011, o IFTM teve seu primeiro projeto submetido à edital da CAPES e aprovado, sob a coordenação do Prof. Paulo Antônio Cypriano Pereira, com o titulo “A iniciação à docência no IFTM: inserção, participação e colaboração dos licenciados do IFTM em escolas públicas de Uberaba e Uberlândia”, assegurando o direito a 112 bolsas mensais para estudantes dos cursos de licenciaturas dos campus Uberaba e Uberlândia e 18 bolsas mensais para supervisores, com duração de 24 meses.
A seguir, encontram-se dados referentes ao número de estudantes das licenciaturas do IFTM por campus e contemplados com bolsas, supervisores bolsistas vinculados ao projeto e número de escolas participantes do projeto por licenciatura.



Licenciatura Campus/polo Número de bolsistas por subprojeto Número de supervisores Número de escolas participantes
Ciências Biológicas Uberaba 18 3 3
Ciências Sociais Uberaba 38 6 3
Química Uberaba 38 6 3
Computação Uberlândia 18 3 3



Objetivo Geral do Projeto do IFTM em andamento

Proporcionar aos licenciandos bolsistas/PIBID a oportunidade de inserção no cotidiano escolar, como sujeitos com vista à participação em experiências metodológicas, ao desenvolvimento de conteúdos/materiais/recursos, tendo como referência a tecnologia, a iniciação à ciência, a arte e cultura locais, o respeito ao ambiente e a cidadania como eixos transversais.


Objetivos Específicos

  • Proporcionar aos licenciandos bolsitas/PIBID a observação de experiências metodológicas e práticas docentes efetivas na utilização dos laboratórios de informática, de química e de biologia das escolas do ensino médio participantes deste projeto. Estes quando não existentes, proporcionar ações para realizações destas atividades em outros ambientes inovadores;
  • Garantir aos licenciandos bolsistas/PIBID experiências diversificadas, relacionadas ao planejamento, elaboração de propostas, execução, avaliação e meta-avaliação do processo educativo como forma de vivenciarem, efetivamente, as situações que emergem no cotidiano escolar;
  • Estimular, mediante a colaboração do professor/supervisor/bolsista PIBID, o engajamento dos demais docentes na proposta, mediante a participação em atividades de utilização de diferentes softwares usados na educação, como os tutoriais, a programação, os softwares multimídia (inclusive a Internet), os softwares para construção de multimídia, as simulações e modelagens e os jogos, visando, assim, tanto a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como o incentivo à utilização da tecnologia, ou seja, como promoção da inclusão digital dos próprios docentes;
  • Estimular, mediante a colaboração do professor/supervisor/bolsista PIBID, o engajamento dos demais docentes na proposta, mediante a participação em atividades de utilização de diferentes pedagogias laboratoriais usados na educação, que proporcionem a curiosidade e a investigação científica;
  • Construir coletivamente um referencial teórico-metodológico nas áreas das Ciências Sociais, das Ciências Biológicas, Química, da Computação e da Educação, preparando os licenciandos para a concepção, implementação, planejamento e monitoramento das atividades didáticas e para a criação de objetos de aprendizagem em parceria com o professor/supervisor, promovendo a tecnologia, a cidadania, o ambiente, a arte e cultura locais, como eixos transversais na realidade da escola;
  • Conceber, implementar e colocar em uso um programa de gerenciamento de perfil de professores, que se mostre efetivo como ferramenta de auxílio para apontar as necessidades didáticopedagógicas do corpo docente de uma instituição de ensino;
  • Criar estratégias que incrementem o diálogo e a troca de experiências entre os licenciandos e os atuais professores da rede pública, colaborando para a reflexão de alternativas de utilização das ferramentas pedagógicas;
  • Promover a inserção dos professores universitários no espaço da educação básica, especificamente, em contato as com práticas pedagógicas desenvolvidas, para que estas experiências orientem novas práticas e projetos investigativos no seio da academia, com o objetivo de elevar a qualidade da formação inicial dos professores em formação;
  • Reduzir os distanciamentos, historicamente instituídos, entre saberes produzidos em âmbito universitário e saberes produzidos na prática profissional docente;
  • Provocar o surgimento de reflexões, envolvendo a comunidade escolar, sobre a utilização das tecnologias, tornando-as mais compreensíveis, claras e, com isso, favorecer a apropriação autônoma pelos participantes com direcionamento para toda comunidade escolar;
  • Construir coletivamente ferramentas de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento deste subprojeto, tendo como meta contribuir para a valorização do magistério, por meio da divulgação dos resultados produzidos.

As informações do Programa no IFTM podem ser obtidas pelo endereço: https://sites.google.com/a/iftm.edu.br/pibid-iftm

Outras informações a nível nacional sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, incluindo informações sobre editais, poderão ser obtidas nos endereços:

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&id=233&option=com_content&view=article

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