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Coordenações


Coordenação de Concepção e Elaboração - CCE

Tem como objetivo principal a formalização do módulo a ser desenvolvido, de modo a identificar a demanda necessária para atender a área de negócio. Para tanto é responsabilidade da coordenação de Concepção e Elaboração:

  • identificar os requisitos funcionais e não funcionais;
  • organizar os requisitos funcionais e não funcionais;
  • documentar os requisitos funcionais e não funcionais;
  • elaborar os artefatos de protótipos da interface do usuário (telas e relatórios);
  • elaborar os diagramas de casos de uso e atividades;
  • elaborar os diagramas de classe e sequência;
  • elaborar o dicionário de dados;
  • garantir a integração entre os módulos;
  • implementar o Product Backlog (funcionalidades com respectivos intervalos de tempo de implementação);
  • elaborar o Termo de Aceite de Requisitos;
  • seguir obrigatoriamente os processos descritos na Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – MDS-IFTM.

Coordenação de Construção de Sistemas– CCS

Tem como objetivo principal realizar toda implementação e testes iniciais do módulo proposto. A Coordenação de Construção possui responsabilidades associadas as atividades de arquitetura, implementação e testes que são produzidos, além dos artefatos textuais e gráficos, os códigos fontes e toda sua estrutura de dados necessária para produção do módulo. Especificamente, tal coordenação fica a cargo de:

  • construir unidades de implementação de acordo com as especificações e prazos estabelecidos;
  • efetuar teste unitário do componente com a massa de testes elaborada;
  • criar e testar os códigos de acordo com o padrão de programação estabelecido.
  • executar todas as atividades necessárias para geração dos módulos, de acordo com o planejamento associado à metodologia de desenvolvimento de sistemas;
  • apoiar o gerente de projetos em relação aos aspectos técnicos e funcionais do projeto ou sua manutenção;
  • informar ao gerente de projetos o andamento e a evolução de suas atividades no projeto ou manutenção.
  • seguir obrigatoriamente os processos descritos na Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – MDS-IFTM.

Coordenação de Transição e Suporte – CTS

Tem como objetivo principal realizar o fechamento do ciclo de desenvolvimento de um módulo, através da confecção de relatórios que deverão registrar as possíveis integrações com outros módulos, o treinamento dos usuários que irão operacionalizar o módulo e o termo de aceite final do módulo. Logo, é responsabilidade da Coordenação de Transição:

  • gerar versão beta do sistema;
  • implantar o módulo no ambiente de treinamento;
  • elaborar os materiais destinados ao treinamento dos usuários;
  • implantar o módulo no ambiente de produção;
  • realizar a validação dos testes do módulo;
  • realizar o suporte aos usuários durante a construção e entrega do módulo;
  • elaborar o termo de aceite final;
  • seguir obrigatoriamente os processos descritos na Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – MDS-IFTM.

Coordenação de Infraestrutura de Redes e Comunicação – CIRC

Tem como objetivo principal realizar a prospecção, projeto, implantação e gerência da infraestrutura de redes, a fim de garantir a comunicação eficiente no âmbito da Instituição. Para tanto, especificamente é sua responsabilidade:

  • seguir obrigatoriamente as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI;
  • dar suporte as unidades (Campus e reitoria) na elaboração dos documentos necessários para contratação de serviços e aquisições de bens patrimoniais em conformidade com legislação vigente;
  • projetar, implantar e gerenciar a estrutura de redes de computadores da Instituição;
  • operar diariamente os computadores servidores utilizados para os serviços de desenvolvimento de sistemas e sites no âmbito da instituição;
  • manter os serviços de rede no âmbito da instituição;
  • monitorar a rede e serviços no âmbito da instituição;
  • identificar e propor soluções em sistemas de informação, para aquisição, desenvolvimento ou manutenção desses sistemas com vistas à otimização das operações de trabalho;
  • prestar suporte técnico de informática em nível avançado às unidades;
  • garantir a integridade dos dados dos computadores servidores e a realização de backups;
  • gerenciar as licenças de âmbito de toda a instituição;
  • aplicar as políticas de segurança necessárias à manutenção e disponibilidade de dados e serviços no âmbito da Instituição;
  • acompanhar atividades de terceiros na área de Infraestrutura e Redes.

Coordenação de Suporte a Reitoria – CSR

Tem como objetivo principal realizar o suporte aos usuários de serviços e equipamentos de informática no âmbito da Reitoria. Para tanto, especificamente é sua responsabilidade:

  • seguir obrigatoriamente as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI;
  • prever a necessidade de equipamentos para atendimento das demandas de Tecnologia da Informação da Reitoria em conformidade com PDTI;
  • especificar hardware e software para a Reitoria;
  • realizar a conferência de equipamentos de informática adquiridos para a reitoria;
  • instalar, configurar, administrar e manter os equipamentos de rede que compõem o backbone da rede local da Reitoria;
  • prestar o serviço de manutenção na infraestrutura física e lógica da rede local da reitoria;
  • realizar suporte em nível básico aos usuários dos Sistemas de Informação em uso na Reitoria;
  • manter as contas de usuários da reitoria;
  • aplicar as políticas de segurança necessárias à manutenção e disponibilidade de dados e serviços da reitoria;
  • instalar e configurar os microcomputadores, impressoras e demais equipamentos de área de trabalho em nível de hardware e software na Reitoria;
  • instalar softwares nos microcomputadores da Reitoria;
  • prestar atendimento, apoio, orientação e esclarecimento de dúvidas rotineiras de usuários da reitoria;
  • prestar atendimento a usuários da Reitoria quanto a problemas de funcionamento e operação de microcomputadores, incluindo os problemas de conectividade;
  • realizar o diagnóstico técnico de problemas de funcionamento em equipamentos de informática da Reitoria e dar encaminhamentos;
  • prever a necessidade de material para o pleno funcionamento dos sistemas e equipamentos de informática da Reitoria.
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