Programas

Arte Educação

O Programa Arte Educação do IFTM Câmpus Uberaba tem como objetivo oferecer oficinas nas principais linguagens artísticas aos alunos, servidores e comunidade externa. Estas oficinas culminam em mostras e apresentações em espaço interno e em espaços públicos externos de médio e grande porte na cidade e região, visando principalmente eventos como festivais e mostras.

Em uma tentativa de integrar as já tradicionais linguagens do teatro, circo, dança e música com as novas tecnologias em produções audiovisuais, o Programa Arte Educação propõe, entre outras mostras, um espetáculo musical composto pelos cursistas das diversas oficinas, através de enredos autorais e originais com abordagem temática regionalista, com o propósito de resgatar a história, o folclore e a cultura popular mineira e do Brasil. A partir deste Programa surgiram vários grupos que hoje se destacam na cidade de Uberaba, sendo que o "grupo macro" que reúne todas as oficinas e os demais pequenos grupos é intitulado "Grupo Contos En Cantos".

Com 14 anos de história, o Arte Educação vem se profissionalizando e expandindo seu campo de atuação, ganhando credibilidade e reconhecimento. Atualmente o programa possui em seu portfólio quatro espetáculos: "Contos do Velho Chico", "Contos da Casa Grande em Cantos da Senzala", "Contos das Gerais" e "Encantos do Velho Chico".

Objetivos

  • Oferecer aos alunos, servidores e comunidade externa do IFTM Campus Uberaba, projetos artísticos em diversas linguagens da arte, que proporcionarão aos participantes significativos ganhos referentes aos aspectos biopsicossociais do indivíduo.
  • Oferecer oficinas nas principais linguagens artísticas aos alunos, servidores e também à comunidade externa do IFTM Câmpus Uberaba.
  • Estimular a valorização da Arte-Educação dentro do processo ensino, extensão e pesquisa, bem como a sensibilização para a fundamental importância da mesma no meio acadêmico.
  • Promover a interação entre professores, alunos e comunidade externa a fim de desenvolver habilidades criativas e o relacionamento humano de respeito mútuo e solidariedade.
  • Despertar nos participantes suas habilidades artísticas e abranger seus conhecimentos culturais.

Programa de Educação Tutorial - Engenharia Agronômica



O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.