Ir direto para menu de acessibilidade.

Perguntas Frequentes

1. O programa de Mestrado ProfEPT é ofertado na modalidade à distância?

Não. O ProfEPT é um programa de mestrado presencial com algumas atividades podendo ser realizadas á distância. Apenas no terceiro período o aluno cursará disciplinas eletivas totalmente à distância.

2. O ProfEPT possui cotas para servidores da rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)?

Sim. 50% das vagas são destinadas a servidores da RFEPCT.

3. O ProfEPT é um programa em rede nacional?

Sim. O ProfEPT é o primeiro mestrado profissional em rede nos Institutos Federais. A coordenação das atividades do ProfEPT é feita por um Comitê Gestor, por uma Comissão Acadêmica Nacional e pelas diversas Comissões Acadêmicas Locais, responsáveis pelo gerenciamento do curso em três níveis. Para obter mais informações sobre a coordenação do ProfEPT, acesse o site http://profept.ifes.edu.br.

4. Eu posso fazer disciplinas em outras Instituições Associadas ao ProfEPT?

Sim. O aluno em conjunto com o orientador decide quais disciplinas eletivas vai cursar. Como as disciplinas eletivas são totalmente á distância, existe a possibilidade do aluno cursar a disciplina ministrada por um professor que não seja do IFTM.

5. Há diferença entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico?

O mestrado tradicional (acadêmico) é mais focado no professor pesquisador, que tem o objetivo a carreira docente, e o mestrado profissional tem como objetivo uma formação diferenciada para a atuação profissional.
De acordo com a CAPES: "Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002)."

Fonte: CAPES, 2015.

6. Há bolsas para alunos regulares?

O ProfEPT não garante, até o momento, a concessão de bolsas de estudos para alunos regulares do programa. Todavia, novas políticas Institucionais, ou da FAPEMIG ou da CAPES podem surgir oportunizando aos acadêmicos oportunidades de pleitearem bolsas de estudo.

7. Quantas vezes por ano são realizados processos seletivos para aluno regular e aluno especial?

O processo seletivo para aluno regular é realizado uma vez por ano (no primeiro semestre), para ingresso no mês de agosto.

O ProfEPT não realiza processo seletivo para aluno especial.