Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação
O curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação tem por objetivo desenvolver competências e habilidades relativas ao uso da tecnologia, visando não apenas o aperfeiçoamento dos profissionais da educação básica, mas também a melhoria da qualidade da educação brasileira. Acredita-se, portanto, que por meio da aplicação da tecnologia na educação será́ possível colaborar para modificar os processos educativos, permitindo outras possibilidades de ensino/aprendizagem, buscando uma mudança nos paradigmas e nas práticas educativas.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Ao final do curso o egresso terá construído uma fundamentação teórico-prática que contempla o estudo, a valoração e o manejo de ferramentas e tecnologias, pautada na formação continuada de profissionais da educação para o uso educativo dessas tecnologias, integradas à proposta pedagógica, sendo capaz de:
- atuar como integrador de diferentes tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem;
- promover a diversificação de linguagens, estimulando a autoria em diferentes ferramentas e tecnologias;
- participar de equipes envolvidas em projetos na área educacional e
- desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica que propiciem a produção de material em diferentes tecnologias, linguagens e mídias.
Aspectos legais
Resolução CNE/CES nº 3/1999 - Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização. Lei nº 11.982/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientação Normativa IFTM nº 1/2011 - Estabelece procedimentos para elaboração e submissão de Projetos Pedagógicos de Cursos para apreciação da Pró-Reitoria de Ensino, aprovação pelo Conselho Superior e oferta e extinção de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução CNE/CES nº 1/2007 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Resolução IFTM nº 50/2014 - Aprova a Resolução Ad Referendum nº 45/2014, que versa sobre o Manual para Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação. Resolução nº 1/2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Lei nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Decreto nº 5.154/2004 - Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 1/2001 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 - Regulamenta a introdução da oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial. Portaria nº 3.284/2003 - Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadora de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Resolução IFTM nº 49/2014 - Aprova a Resolução Ad Referendum nº 44/2014, que versa sobre a revisão do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.Gestão do curso
Coordenador(a) de Curso
jaquelinemaissiat@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTE, CORPO E SUBJETIVIDADE: CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA | 12,00 | 12,00 |
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA 1 | 20,00 | - |
INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 30,00 | - |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 20,00 | - |
MULTIMÍDIA APLICADA À EDUCAÇÃO | 30,00 | - |
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | 30,00 | - |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E CONCEPÇÃO | 30,00 | - |
Subtotal | 172,00 | 12,00 |
Subtotal Geral | 184,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 20,00 | - |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO | 34,00 | - |
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS EM REDE | 26,00 | - |
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO | 20,00 | - |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL | 26,00 | - |
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA 2 | 20,00 | - |
PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS | 30,00 | - |
Subtotal | 176,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 176,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC | 40,00 | - |
Total | 388,00 | 24,00 |
---|---|---|
Total Geral | 412,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTE, CORPO E SUBJETIVIDADE: CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA | 12,00 | 12,00 |
INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 16,00 | 16,00 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 12,00 | 12,00 |
MULTIMÍDIA APLICADA À EDUCAÇÃO | 20,00 | 20,00 |
Subtotal | 60,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 120,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO | 12,00 | 12,00 |
PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS | 16,00 | 16,00 |
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | 16,00 | 16,00 |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM | 16,00 | 16,00 |
Subtotal | 60,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 120,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 12,00 | 12,00 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO | 20,00 | 20,00 |
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS EM REDE | 16,00 | 16,00 |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL | 12,00 | 12,00 |
Subtotal | 60,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 120,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PEDAGÓGICO COM USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS (TCC) | 40,00 | - |
Total | 220,00 | 72,00 |
---|---|---|
Total Geral | 292,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 32,00 | - |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 24,00 | - |
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | 32,00 | - |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM | 40,00 | - |
Subtotal | 128,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 128,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AVALIAÇÃO ESCOLAR | 24,00 | - |
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO | 24,00 | - |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR | 24,00 | - |
Subtotal | 72,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 72,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS EM REDE | 40,00 | - |
DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM USANDO REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA | 40,00 | - |
PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS IMPRESSO E DIGITAL | 40,00 | - |
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL | 40,00 | - |
Subtotal | 160,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 160,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PEDAGÓGICO COM USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS (TCC) | 40,00 | - |
Total | 400,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 400,00 |
Projeto pedagógico
Corpo docente
Informações complementares
O curso oferece duas linhas de pesquisa que, pela amplitude de seus objetos de pesquisa, poderão se desdobrar em outras. São elas:
- O uso das tecnologias nos processos educacionais e
- Educação, tecnologia e sociedade.