ESTRUTURA DA DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Conheça a equipe de gestão de pessoas do IFTM e entenda as atividades realizadas por cada integrante.

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Estrutura DGP

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

NOME DO RESPONSÁVEL: Inamara Gomes de Araújo Leal
TELEFONE: (34) 3326-1106 ou (34) 3326-1133
E-MAIL: dgp@iftm.edu.br
EQUIPE (servidores vinculados): Patrícia Lírio Costa (patricialirio@iftm.edu.br)

COMPETÊNCIAS:

  • Planejar, propor, coordenar e supervisionar a execução da política de gestão de pessoas do IFTM de forma sistêmica e integrada;
  • Apoiar e assessorar os Câmpus em assuntos relativos à área de gestão de pessoas;
  • Presidir os processos de provimento de cargos, organizar e coordenar a realização de concursos públicos, bem como gerenciar os processos de remoção e redistribuição de vagas e servidores no âmbito do IFTM;
  • Supervisionar a execução das atividades de pagamento de pessoal, concurso, benefícios e qualidade de vida dos servidores;
  • Acompanhar os processos de progressão, afastamento, licença e aposentadoria de servidores;
  • Realizar estudos de dimensionamento do quadro de pessoal, acompanhar, avaliar e propor o redimensionamento do quadro de servidores do Instituto em conjunto com o Colégio de Dirigentes;
  • Supervisionar a execução dos recursos alocados no orçamento de pessoal;
  • Prestar esclarecimentos aos órgãos de controle, em processos administrativos ou judiciais, e em questões pertinentes à área;
  • Gerenciar o Módulo Acadêmico do Sistema de Monitoramento e Execução e Controle (SIMEC) e monitorar ações provenientes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Educação.



COORDENAÇÃO DE LEGISLAÇÃO E PROCEDIMENTOS

NOME DO RESPONSÁVEL: Patrícia Lírio Costa
TELEFONE: (34) 3326-1106
E-MAIL: patricialirio@iftm.edu.br e dgp@iftm.edu.br

COMPETÊNCIAS:

  • Coordenar e assessorar as coordenações vinculadas à DGP na elaboração de manuais de Gestão de Pessoas e na padronização de rotinas e procedimentos administrativos da Diretoria;
  • Manter atualizadas as informações, alterações e atos normativos referentes à legislação de pessoal;
  • Instruir os processos administrativos e judiciais entre outros, acompanhando sua tramitação, bem como o andamento dos demais documentos oficiais junto às diversas instâncias que compõem o IFTM.



COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

NOME DO RESPONSÁVEL: Gláucia Faria Mendes de Oliveira
TELEFONE: (34) 3326-1154
E-MAIL: glaucia@iftm.edu.br
EQUIPE (servidores vinculados): Fábio Eduardo Bechara (bechara@iftm.edu.br), Marcela Rodrigues de Freitas (marcelarodrigues@iftm.edu.br) e Daniel Martinho Freitas (danielmartinho@iftm.edu.br)

COMPETÊNCIAS:

  • Planejar, coordenar, desenvolver, implantar e avaliar o plano anual de capacitação dos servidores, o plano de desenvolvimento da carreira de técnico-administrativo em educação e docente e o programa de capacitação e aperfeiçoamento no âmbito do IFTM;
  • Planejar, captar, propor e constituir parcerias internas ou externas com entidades públicas e privadas destinadas a capacitação e qualificação dos servidores;
  • Implementar a política de bem-estar e satisfação dos servidores;
  • Implantar e acompanhar o programa de saúde ocupacional, com exames periódicos e programa de prevenção de riscos;
  • Implementar e acompanhar o programa de saúde suplementar;
  • Gerenciar o desenvolvimento na carreira dos servidores do quadro técnico-administrativo e docente;
  • Planejar, propor e implementar políticas, métodos e instrumentos de gestão para a avaliação de desempenho, acompanhamento funcional, estágio probatório e desenvolvimento de carreira dos servidores;
  • Propor e realizar estudos, análises, pesquisas, pareceres e relatórios demonstrativos dos resultados de capacitação e dos processos de avaliação de desempenho e de estágio probatório;
  • Propor, coordenar e participar da elaboração e execução de estudos, programas e projetos relativos às condições de trabalho, à rotatividade, absenteísmo e integração dos servidores;
  • Supervisionar e acompanhar o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) no âmbito do IFTM;
  • Coordenar, analisar, instruir, acompanhar e emitir informações em processos administrativos, tais como: incentivo à qualificação, retribuição por titulação, progressão por mérito TAE, progressão por capacitação TAE, progressão docente, horário especial de servidor estudante, afastamento para estudo ou missão no exterior, afastamento para pós-graduação no país, licença capacitação, afastamento para acompanhamento de cônjuge, dispensa em dobro pelos dias prestados à justiça eleitoral;
  • Propor, supervisionar e acompanhar o desenvolvimento de ações individuais ou em grupo destinadas à administração de conflitos e a melhoria das relações de trabalho;
  • Acompanhar e executar os trabalhos de gestão do CGU-PAD.



COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PESSOAL

NOME DO RESPONSÁVEL: Fábio Eduardo Bechara
TELEFONE: (34) 3326-1154
E-MAIL: bechara@iftm.edu.br

COMPETÊNCIAS:

  • Consolidar o Programa/Política de Capacitação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, abrangendo cursos de educação formal e não formal considerando os diversos ambientes organizacionais de cada área;
  • Elaborar, coordenar, supervisionar e executar em conjunto com a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoas o Plano de Capacitação relacionado ao Treinamento e Desenvolvimento (T&D), o Plano de Desenvolvimento da Carreira de TAE e os Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento dos servidores técnico-administrativos e docentes no âmbito do IFTM;
  • Diagnosticar, através de levantamento de fragilidades institucionais e de demanda de T&D, as necessidades e prioridades de capacitação dos servidores do IFTM e formular projetos de cursos considerando o programa e a política de capacitação adotada na busca da melhoria das atividades desenvolvidas nos Câmpus e na Reitoria;
  • Estabelecer a programação anual dos cursos (Plano de Capacitação) a serem oferecidos pelo IFTM aos servidores, levando-se em consideração a questão orçamentária, os aspectos relativos às licitações, a distribuição das vagas por Câmpus, além do tipo de T&D que deverá ser oferecido de acordo com o ambiente organizacional dos servidores;
  • Coordenar, com auxílio da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoas/DGP ou da Coordenação de Gestão de Pessoas dos Câmpus, o treinamento de servidores;
  • Propor e coordenar a instituição de parcerias para implementação das ações de capacitação;
  • Analisar, instruir, acompanhar e emitir informações em processos administrativos, tais como: incentivo à qualificação, retribuição por titulação, progressão por mérito TAE, progressão por nível de capacitação TAE, progressão docente, horário especial de servidor estudante, afastamento para estudo ou missão no exterior, afastamento para pós-graduação no país, licença capacitação, afastamento para acompanhamento de cônjuge, dispensa em dobro pelos dias prestados à justiça eleitoral;



COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

NOME DO RESPONSÁVEL: Daniel Martinho Freitas
TELEFONE: (34) 3326-1155
E-MAIL: danielmartinho@iftm.edu.br
EQUIPE (servidores vinculados): Marcela Rodrigues de Freitas – Assistente Social (marcelarodrigues@iftm.edu.br)

COMPETÊNCIAS:

  • Promover a integração multiprofissional interna ou externa (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Educação Física, Saúde afins), coordenar, implementar e acompanhar a elaboração e execução de projetos voltados para a saúde do servidor como Saúde ocupacional, Saúde suplementar, Prevenção de Riscos, Segurança do Trabalho, Psicologia, Serviço Médico-Odontológico, Assistência Social, Nutrição, Esporte e Lazer;
  • Propor, elaborar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar ações e programas de qualidade de vida que promovam o bem estar e a saúde dos servidores;
  • Propor, elaborar, desenvolver e implementar, programas de preparação para aposentadoria, atendimento especial ao idoso e comemorações de datas especiais;
  • Colaborar, elaborar, orientar e subsidiar a implantação de Núcleos de Qualidade de Vida nos Câmpus;
  • Colaborar nas ações de divulgação do Código de Ética do Servidor;
  • Acompanhar, juntamente com setores especializados, quando houver, o cumprimento dos contratos de planos de saúde, bem como estabelecer conceitos, critérios, procedimentos e competências para a realização do Exame Médico Periódico, em conformidade com a legislação pertinente;
  • Participar em estudos de casos e intervenções específicas para servidores que apresentarem distúrbios psicossociais;
  • Acompanhar as atividades executadas pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);
  • Acompanhar, coordenar e executar as ações do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS);
  • Acompanhar à emissão de laudo pericial sobre a situação de saúde dos servidores, em processos administrativos que versem sobre o seu afastamento e/ou justificativas de ausência em serviço, nos diversos Câmpus do IFTM;
  • Elaborar e emitir relatório sobre o quadro geral de saúde dos servidores do IFTM (índices e causas mais freqüentes de afastamento);
  • Organizar, analisar, instruir, acompanhar e emitir informações em processos de ressarcimento à saúde e adicionais de periculosidade, insalubridade e operação de Raio X;
  • Auxiliar, elaborar, coordenar e executar estudos, programas e projetos relativos às condições de trabalho, à rotatividade, absenteísmo e integração dos servidores;
  • Propor, solicitar, coordenar e supervisionar estudos e execução de serviços para identificação de necessidades humanas relativas às condições de trabalho e projetos de ergonomia;
  • Propor, solicitar e acompanhar a execução de serviços voltados para a melhoria nas estruturas físicas e de materiais existentes, bem como promover a adequação dos locais de trabalho;
  • Elaborar, propor, coordenar e acompanhar a execução de programas e ações educativas voltados para a segurança do trabalhador;
  • Propor, solicitar e acompanhar o serviço de diagnóstico dos locais insalubres e perigosos e a implantação e acompanhamento da CISSP da Diretoria de Gestão de Pessoas;
  • Buscar parcerias internas e externas para atendimento a demandas multiprofissionais da área de saúde;
  • Elaborar, supervisionar, desenvolver e avaliar ações individuais ou em grupo destinadas à administração de conflitos e a melhoria das relações de trabalho;



COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL

NOME DO RESPONSÁVEL: Dessirrê Prudente Barbosa de Melo Pires
TELEFONE: (34) 3326-1106
E-MAIL: dessirre@iftm.edu.br

COMPETÊNCIAS:

  • Coordenar os trabalhos de realização de Concursos Públicos para provimento de cargos efetivos, Processos Seletivos para Movimentação (redistribuição, cessão, exercício provisório, remoção, colaboração técnica) de Servidores do (e para o) quadro do IFTM;
  • Coordenar, acompanhar e executar os trabalhos de realização de Processo Seletivo para contratação de professores (substitutos e temporários) e estagiários;
  • Acompanhar e instruir processos de movimentação interna (remoção), redistribuição, cessão, exercício provisório e colaboração técnica de Servidores do (e para o) quadro do IFTM;
  • Acompanhar a gestão dos contratos de professores substitutos e temporários, bem como dos estagiários;
  • Auxiliar na gestão de códigos de vagas e do Banco de Professor Equivalente (BPEq), Quadro de Referência do Técnico-Administrativo em Educação (QRTAE) e Quadro de Estagiários (QDEST);



COORDENAÇÃO GERAL DE CADASTRO E PAGAMENTO DE PESSOAL

NOME DO RESPONSÁVEL: Brígida Aparecida Silva Tiago
TELEFONE: (34) 3326-1153
E-MAIL: brigida@iftm.edu.br
EQUIPE (servidores diretamente vinculados): Ceila Damasceno da Costa (ceiladamasceno@iftm.edu.br), Fabiane Costa Lopes (fabianelopes@iftm.edu.br) e Vanessa Peres Rosa (vanessaperes@iftm.edu.br)

COMPETÊNCIAS:

  • Planejar, organizar, orientar, acompanhar, controlar e avaliar todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento, produção e homologação da folha de pagamento do pessoal do quadro do IFTM;
  • Manter atualizado o cadastro dos servidores na base SIAPE;
  • Executar as orientações técnicas, normas e diretrizes emanadas pelo Sistema de Pessoal Civil da União (SIPEC), relacionadas à sua área de competência, promovendo junto aos servidores a divulgação das mesmas;
  • Subsidiar a DGP na elaboração da proposta orçamentária de pessoal do IFTM, mediante confecção de relatórios extraídos da folha de pagamento e acompanhar as ações de planejamento referentes às despesas relativas às ações de gestão de pessoas;
  • Auxiliar ou elaborar projetos, relatórios e indicadores gerenciais da área de gestão de pessoas;
  • Coordenar, controlar, avaliar e executar as ações internas e aquelas inerentes ao cadastro no Sistema de Apreciação e Registro dos Atos de Admissão e Concessões (SISAC) das ocorrências de admissão e demissão;
  • Zelar pelo cumprimento das obrigações patronais;
  • Acompanhar as informações relativas à RAIS, DIRF e GEFIP;
  • Acompanhar e supervisionar as ações referentes ao desenvolvimento do módulo de Gestão de Pessoas do ambiente de intranet do IFTM, bem como a manutenção da sua base cadastral;
  • Otimizar o desenvolvimento das atividades por meio da revisão de processos e fluxos, desburocratizando as ações administrativas relativas à Coordenação Geral Cadastro e Pagamento de Pessoal;
  • Analisar, instruir e acompanhar processos de interesse do servidor em conformidade com a legislação vigente e emitir informações em processos administrativos, tais como aposentadoria, pensão civil, averbação de tempo de serviço, abono de permanência, ajuda de custo entre outros;



COORDENAÇÃO DE PAGAMENTO DE PESSOAL

NOME DO RESPONSÁVEL: Fabiane Costa Lopes
TELEFONE: (34) 3326-1153
E-MAIL: fabianelopes@iftm.edu.br

COMPETÊNCIAS:

  • Executar mensalmente a folha de pagamento;
  • Colher informações e efetuar controles necessários à elaboração da folha de pagamento;
  • Manter atualizado o cadastro dos servidores no SIAPE;
  • Subsidiar a Coordenação Geral de Cadastro e Pagamento de Pessoal, na elaboração da proposta orçamentária;
  • Subsidiar a Coordenação Geral de Cadastro e Pagamento de Pessoal na execução e divulgação das orientações técnicas, diretrizes e normas emanadas pelo Sistema de Pessoal Civil da União (SIPEC);
  • Organizar e coordenar a distribuição de comprovantes mensais de pagamento e anual de rendimentos;
  • Cumprir e fazer cumprir o cronograma de pagamento;
  • Zelar pelo cumprimento das obrigações patronais;
  • Expedir declarações de rendimentos e outras, conforme requerimento dos servidores;
  • Acompanhar e executar alterações dos dados no Cadastro/SIAPE com reflexos na folha de pagamento;
  • Acompanhar e calcular a dedução de imposto de renda nos pagamentos de gratificação de encargo de curso e concurso;
  • Acompanhar os dados do Cadastro/SIAPE que refletem na folha de pagamento;
  • Cumprir e fazer cumprir o cronograma de pagamento;



COORDENAÇÃO DE CADASTRO, APOSENTADORIAS E PENSÕES

NOME DO RESPONSÁVEL: Hamilton de Jesus Rezende
TELEFONE: (34) 3326-1149
E-MAIL: ccap@iftm.edu.br
EQUIPE (servidores diretamente vinculados): Flávia Júnia Justino, Pacheco Garcia (flaviajunia@iftm.edu.br), Kermes Maria Otsuka Nassif Zehuri do Nascimento (kermes@iftm.edu.br) e Sérgio Lins Calheiros Júnior (sergiocalheiros@iftm.edu.br.

COMPETÊNCIAS:

  • Acompanhar, implementar e coordenar a aplicação e disseminação da legislação de pessoal sobre aposentadoria e pensões, através de informativos, mini-cursos, palestras, manuais, cartilhas, etc.;
  • Analisar, instruir e emitir parecer em processos relativos à aposentadoria, pensão civil, averbação de tempo de serviço e abono de permanência;
  • Acompanhar, junto à Gestão de Pessoas nos Câmpus, e efetuar, quando couber, o recadastramento anual de aposentados e pensionistas;
  • Executar procedimentos relativos à posse de nomeados para provimento de cargo efetivo;
  • Formalizar processos de atos de admissão dos servidores efetivos, substitutos e temporários e incluí-los no Sistema de Apreciação e Registro dos Atos de Admissão e Concessões – SISAC, do Tribunal de Contas da União, bem como registrar neste sistema seus desligamentos;
  • Manter atualizada no módulo de Gestão de Pessoas do ambiente intranet do IFTM, a base de dados cadastrais dos servidores efetivos do quadro, professores contratados, estagiários e demais servidores com vínculo externo, em exercício no órgão, bem como, acompanhar as ações executadas pelos Câmpus dentro desse módulo;
  • Propor, elaborar e acompanhar o desenvolvimento de ações que visem à adequação e aprimoramento do módulo de Gestão de Pessoas no ambiente intranet do IFTM;
  • Elaborar propostas de aperfeiçoamento e implementar novos processos ao módulo automatizado que concentra as informações referentes a direitos, vantagens e benefícios dos servidores;
  • Realizar o controle das folhas de freqüência dos servidores e estagiários e acompanhar os reflexos na folha de pagamento;
  • Realizar o cadastro inicial dos admitidos na base SIAPE;



GESTÃO DE PESSOAS DOS CAMPI

Ao setor de Gestão de Pessoas dos campi compete às atividades abaixo, que variam de acordo com a experiência e o nível de treinamento dos servidores que atuam no setor:


NÍVEL I


CAMPUS PARACATU

NOME DO SERVIDOR: Jarbas Silva Júnior
TELEFONE: (38) 9891-4986
E-MAIL: cgp.ptu@iftm.edu.br


CAMPUS PATOS DE MINAS

NOME DO SERVIDOR: Roberto Júnior Gomes Rocha
TELEFONE: (34) 8863-6642
E-MAIL: cgp.ptm@iftm.edu.br


COMPETÊNCIAS:

  • ATENDIMENTO: orientações aos servidores e encaminhamento de dúvidas e informações à DGP;
  • MAD-RH: consulta;
  • EXERCÍCIO: acompanhamento e controle da entrada em exercício e movimentação interna entre setores;
  • FREQUÊNCIA: emissão das folhas de ponto, preenchimento do relatório de controle;
  • CAPACITAÇÃO: levantamento de demandas;
  • ESTÁGIO PROBATÓRIO: acompanhamento e controle;
  • AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: orientação sobre procedimentos;
  • PROCESSOS EM GERAL: instrução com dados funcionais e manifestação com referência à legislação pertinente, acompanhamento de prazos (MDS);
  • PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E TEMPORÁRIO: organização;
  • LICENÇAS E AFASTAMENTOS: acompanhamento e controle (formalização/critérios/check-list);
  • FÉRIAS: distribuição, organização e acompanhamento do preenchimento da programação anual e alteração e remarcação no SIAPE;
  • PORTARIAS DO CAMPUS: formatação e encaminhamento a Reitoria para publicação no Boletim de Serviço;
  • BOLETIM DE SERVIÇO: edição e remessa de dados no padrão requerido;
  • ADICIONAL NOTURNO: lançamento no SIAPE;
  • Demais atividades de Gestão de Pessoas.


NIVEL II


CAMPUS ITUIUTABA

NOME DO SERVIDOR: Ronieri Marques Jacob dos Santos
TELEFONE: (34) 32714026
E-MAIL: cgp.itb@iftm.edu.br
EQUIPE: Caroline Gonçalves Pinto (carolinegoncalves@iftm.edu.br)


CAMPUS PATROCÍNIO

RESPONSÁVEL: Fátima Maria Reis de Ávila
TELEFONE: (34) 3515-2126
E-MAIL: cgp.ptc@iftm.edu.br


Além das atividades do nível I, o setor desenvolve as atividades abaixo:

COMPETÊNCIAS:

  • SIAPE: consulta informação dos servidores e lançamento do Ressarcimento Saúde e Substituição ;
  • SIAPENET: atualização de endereço eletrônico de servidor;
  • Demais atividades afetas à Gestão de Pessoas.


NIVEL III


CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO
RESPONSÁVEL: Mirella Almeida Queiroz
TELEFONE: (34) 3221-4821
E-MAIL: cgp.udicentro@iftm.edu.br

CAMPUS UBERABA
RESPONSÁVEL: Jane Célia Fernandes de Lima
TELEFONE: (34) 3319-6038 ou (34) 3319-6039.
E-MAIL: jane@iftm.edu.br
EQUIPE: Karoline Maso dos Reis (karoline@iftm.edu.br e Raquel Peracini Ribeiro (raquel@iftm.edu.br).

CAMPUS UBERLÂNDIA

RESPONSÁVEL: Rosemeire Rezende de Castro
TELEFONE: (34) 3233-8805
E-MAIL: cgp.udi@iftm.edu.br
EQUIPE: Rodrigo Leandro Delvas (rodrigoleandro@iftm.edu.br)


Além das atividades do nível I e II, os setores desenvolvem as atividades abaixo:

COMPETÊNCIAS:

  • SIAPE, SIAPEcad: afastamentos, inclusive via SCDP, licenças, inclusão/exclusão de dependentes, auxílio pré-escolar, atualização de conta bancária e outras rotinas de atualização de dados cadastrais e funcionais, averbação de tempo, exercício anterior (instrução de processos e cálculos), inclusão/alteração/exclusão de vantagens e benefícios, funções comissionadas, auxílio alimentação;
  • SIAPENET: pensão alimentícia, insalubridade e periculosidade;
  • SISAC;
  • Diligências de Auditorias;
  • FOLHA DE PAGAMENTO (Movimentação Financeira);
  • APOSENTADORIA (formalização de processos de aposentadoria e pensão);
  • Organização e realização de processos seletivos para contratação de professores temporários, substitutos e estagiários e
  • Demais atividades de Gestão de Pessoas.

Obs.: O Campus Avançado Campina Verde e o Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico não possuem um setor de Gestão de Pessoas, ficando as atividades afetas à área concentradas na Reitoria.

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