Desde junho deste ano, está oficialmente em operação o novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal - SIGEPE.
O novo projeto vai atender a um universo de mais de um milhão de pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e instituidores de pensão. O sistema abrigará dados de toda a vida funcional dos servidores, desde o ingresso no serviço público até a aposentadoria.
O novo SIGEPE foi estruturado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento para oferecer uma solução completa de Gestão de Pessoas e substituir integralmente até 2017 as funcionalidades do atual Sistema de Administração de Pessoal - SIAPE, responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais. O novo sistema irá substituir ainda, gradativamente, as funcionalidades suportadas pelo SIAPE-CAD, Extrator e SIAPEnet.
De agora em diante alguns módulos já poderão ser utilizados pelos servidores e pelas áreas de recursos humanos como ferramenta de trabalho. Os módulos do SIGEPE que jáestão em funcionamento são os seguintes:
O servidor ativo, aposentado ou pensionista deverá acessar o novo sistema por meio do endereço eletrônico:
https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/
Logo após clicar em “Sou Servidor ou Pensionista” e seguir as instruções de acesso.
Ao contrário do SIAPEnet, para acessar o Portal de Serviços do Servidor não é necessário informar o código de identificação única, bastando apenas inserir o CPF e senha, o que torna o acesso mais fácil e ágil para o servidor aposentado ou pensionista.
Para o caso de primeiro acesso ou redefinição de senha, em anexo disponibilizamos tutorial com o passo-a-passo para ambas as situações.
Através do Portal de Serviços do Servidor, já estão disponíveis as seguintes informações e funcionalidades, dentre outras: