1º FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA PROFEPT - (1º FONEPT)
Informações
Data do evento
26/09/2024 19:00 a 26/09/2024 21:30
Endereço(s)
youtube.com/iftmcaupt
Carga Horária
2 horas e 30 minutos.
Apresentação
O evento 1º FONEPT (Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica), cujo título desta primeira edição é “Construindo caminhos: O impacto do novo ensino médio nas diretrizes da educação profissional e tecnológica”, tem como objetivo debater as influências e repercussões da reforma nesta área, com enfoque especial na pesquisa. Porém, mais importante do que a abordagem de uma temática específica voltada para a edição, é o escopo de inteirar, integralizar, unificar, na forma de intercâmbio, proporcionando uma integração efetiva, prática, estreitando contatos, criando laços, formando uma grande rede de apoio nacionalmente falando, que enriqueça as produções nessa área. De modo que, busque plantar uma semente, onde o desejo é que floresça e que perpetue, sendo o primeiro do que se espera uma série de fóruns nacionais em educação profissional e tecnológica ao longo dos próximos anos.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
26/09/2024 19:00 às 19:15 | Abertura |
26/09/2024 19:15 às 21:15 | Roda de Conversa Mediada - “Construindo caminhos: O impacto do novo ensino médio nas diretrizes da educação profissional e tecnológica” com enfoque na pesquisa. |
26/09/2024 21:15 às 21:30 | Encerramento |
Programação
Solenidade de Abertura
26/09/2024
19:00
youtube.com/iftmcaupt
Convidados
Mediador(a): ADRIANO EURIPEDES MEDEIROS MARTINS
Adriano Eurípedes Medeiros Martins é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 1998); Especialista em Administração Estratégica pela Uniminas (2009); Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2002 e 2011); Pós-doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Desde 2010 é professor e pesquisador em filosofia, política, direito e educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba. É membro ativo e regular de dois programas de Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Desde 2021 coordena o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFTM. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Profissional e Tecnológica.
Palestrante: Paulo Cesar da Silva Rocha
Paulo César possui graduação em Pedagogia e mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (IFCE). Atualmente é professor no Bora Aprender, projeto empreendedor voltado para democratização do acesso à pós-graduação strictu sensu brasileira. Em 2014 foi convidado pelo Google Brasil para participar do primeiro evento do YouTube Educação, uma parceria com a Fundação Lemann. Em 2017 foi mentor no projeto de Planos de Aula da Associação Nova Escola, uma das marcas mais conhecidas por professores da Educação Básica no Brasil. Em 2017, 2018, 2019 e 2020 foi convidado pelo YouTube Brasil para compor o quadro de professores participantes do YouTube Edu, no YouTube Space Rio, com destaque na vertical de vídeos voltados para Educação no Brasil. Em 2019 foi um dos professores selecionados para produção de um documentário no projeto Geração Futura, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo. Sua área de pesquisa é Educação Profissional e Tecnológica, nas temáticas de Educação e Trabalho, onde atua diretamente na produção de pesquisa e recursos audiovisuais voltados para o tema.
Roda de Conversa Mediada - “Construindo caminhos: O impacto do novo ensino médio nas diretrizes da educação profissional e tecnológica” com enfoque na pesquisa.
26/09/2024
19:15
youtube.com/iftmcaupt
Convidados
Palestrante: Angélica Antonechen Colombo
Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP e Doutora em Educação para Ciência e Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora de Filosofia do Instituto Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) do IFPR. É líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Gênero. Membra do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/IFPR. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) do IFPR. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, tendo como principais interesses Ética, Política e Gênero.
Palestrante: Antonio Carlos Soares Martins
Possui licenciatura em Letras - Português/Inglês (1997) pela Universidade Estadual de Montes Claros, especialização em Língua Inglesa (1999) pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, mestrado em Estudos Linguísticos (2003) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e doutorado em Linguística Aplicada (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFNMG). Membro do GRPesq/CNPq: Paradigma da Complexidade e Abordagens Ecológicas na UFMG. Seus interesses de pesquisa incluem abordagens ecológicas, complexidade, aprendizagem colaborativa, aprendizagem situada e comunidade de aprendizagem on-line, ensino à distância e aprendizagem móvel.
Palestrante: Argemiro Midonês Bastos
Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (1992), especialização em Metodologia de Ensino de Física pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), mestrado em Biodiversidade Tropical pela Universidade Federal do Amapá (2010), doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2016), e atualmente cursando Pós-doutorado na Universidade Federal do Amapá. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá desde 2011. Atua como docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tenho experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Ferramentas de Ensino de Física, Educação Ambiental e Formação de professores e em Biodiversidade, com ênfase em Modelagem Ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem Aplicada ao Ensino de Ciências (GMAEC), o qual possui as seguintes linhas de pesquisa: Formação de professores, Modelagem aplicada ao ensino e Tecnologias aplicadas ao ensino. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa em Educação Química e Ambiental (GPEQA), Linha de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores de Química; e 2) Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais, Linhas de pesquisa: Modelagem de Sistemas Ambientais, Recursos Hídricos e Saneamento e Gestão Ambiental. Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), membro do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), avaliador de projetos de diversas IESs, participa do Comitê Editorial das Revistas: Revista Brasileira de Extensão Universitária ? RBEU (eISSN 2358-0399), Educação Profissional e Tecnológica em Revista (ISSN 2594-4827), Estação Científica (ISSN 2179-1902), Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI (ISSN 2447-0783), Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959), Progress in Aqua Farming and Marine Biology (ISSN 2640-6764) e International Journal of Advances in Scientific Research and Reviews ? IJASRR (ISSN 2360-9338); além de revisor de outros periódicos.
Palestrante: Cristiane Ayala de Oliveira
Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2007) sendo bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS no projeto "Diagnóstico Sócio-Econômico- Ambiental da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (2005-2007) e graduação em Tecnologia em Agroindústria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFarroupilha (2009). Possui Formação pedagógica através do Programa Especial de Formação de Professores (PEG) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2010). Especialista em Processamento e Controle de Qualidade de Carne Leite e Ovos pela Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG (2009) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011), bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2010-2011). Possui Doutorado (2015) através do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras - UFLA na linha de pesquisa de Carnes e Derivados, onde foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - período de Março de 2011 à Setembro de 2012). Desde setembro de 2012 é professora do quadro efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - IFSertão-PE - Câmpus Salgueiro, ministrando aulas para o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Tem experiência na área de Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, Química dos Alimentos, Processamento e Controle de Qualidade de produtos de Origem Animal e Vegetal. Foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão-PE - Campus Salgueiro nos biênios 2015-2016 e 2017-2018. A partir de agosto de 2018 esteve como Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro permanecendo até dezembro 2020. Em dezembro de 2020, assumiu a Coordenação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IF Sertão-PE onde também atua como docente ministrando as disciplinas de Recursos Educacionais e Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem.
Palestrante: Geison Jader Mello
Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.
Encerramento
26/09/2024
21:15
youtube.com/iftmcaupt