ATIVIDADE ACADÊMICA

I Simpósio ProfEPT/IFTM – Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Atualizado em 09/03/2023 09:39
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

10/06/2021 13:00 a 10/06/2021 15:00

Endereço(s)

Av. Doutor Florestan Fernandes, 131 - Bairro: Univerdecidade - CEP: 38064-190 - Uberaba/MG

Carga Horária

2 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

O Simpósio debaterá sobre o tema “Mundo do Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: o restabelecimento e os horizontes da relação Trabalho e Educação na sociedade contemporânea – uma reflexão sobre a Resolução CNE/CP nº 01/2021". Interligado ao tema, também abordaremos os seguintes aspectos: a) a conexão entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral; b) as mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos; c) o ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica; d) as perspectivas da EPT na sociedade brasileira atual.

Cronograma

Data Descrição
10/06/2021 13:00 às 15:00 I Simpósio ProfEPT/IFTM – Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Programação

Conheça as atividades programadas
SIMPÓSIO
I Simpósio ProfEPT/IFTM – Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

O Simpósio debaterá sobre o tema “Mundo do Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: o restabelecimento e os horizontes da relação Trabalho e Educação na sociedade contemporânea – uma reflexão sobre o Parecer CNE/CP nº 01/2021". Interligado ao tema, também abordaremos os seguintes aspectos: a) a conexão entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral; b) as mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos; c) o ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica; d) as perspectivas da EPT na sociedade brasileira atual

10/06/2021

13:00

https://www.youtube.com/watch?v=rgbrTRp7bsw

Convidado

-: Banda Família Gato Preto

Apresentação Cultural

Palestrante: Profa. Dra. Alessandra Ciambarella Paullon

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em História, docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Pró-reitora de Extensão (PROEX, 2011-2014) e atual Pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atua em pesquisas nas áreas de História, Educação e Formação de Professores.

Palestrante: Prof. Dr. Lucas Barbosa Pelissari

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduado em Engenharia Civil pela UFPR e em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), atuando como docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Tem experiência na área de Educação, pesquisando políticas públicas de Educação Profissional e atuando nos seguintes temas: relações entre Estado e sociedade na conformação de políticas públicas, relações entre trabalho e educação.

Mediador(a): Prof. Dr. Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes

Professor efetivo de filosofia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), membro permanente do Programa de Pós-Graduação nível Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM. Possui pós-doutorado em história política pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ - 2020), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLM/UFRJ - 2017), mestrado pelo PPGLM/UFRJ (2011), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado e Licenciatura - 2010) e graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA - 2006). Tem experiência nas áreas de Filosofia com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Tecnologia. Coordena o grupo de pesquisa "Ápeiron: estudos em física e metafísica", sendo partes deste o projeto de pesquisa "Projeto Prometeu" e o projeto de extensão "Física Filosófica".

Palestrante: Prof. Esp. Francisco Aparecido Cordão

Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Atuou como Conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação e da Câmara de Educação Básica do CNE. Representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de trinta anos no Senac de São Paulo, ocupando cargos técnicos e gerenciais. Atualmente, é Conferencista e Diretor da Peabiru Educacional, Titular da Cadeira 28 na Academia Paulista de Educação, bem como Oficial e Comendador da Ordem do Mérito Educativo. Presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

Documentos

Acesse os arquivos disponíveis para consulta

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Coordenador do Evento
ADRIANO EURIPEDES MEDEIROS MARTINS
Coordenadora do Evento
LORENNA MICHELLE BONIFÁCIO DOS SANTOS

COMISSÃO ORGANIZADORA

Organizadora
JAEL TEIXEIRA DE CARVALHO
Organizador
DIEGO SILVA BATISTA DE SOUSA
Organizadora
GLAUCIA FARIA MENDES DE OLIVEIRA
Organizadora
GILZIMAR PEREIRA FREITAS SILVA
Organizador
FÁBIO HENRIQUE DE SOUSA
Organizadora
SHIRLEI SANTOS CARDOSO
organizador
NELSON MARCOS FERREIRA

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
comunicacao.upt@iftm.edu.br
(34)3326-1400