Inovação e Empreendedorismo

IFTM avança em mais uma fase na criação de pré-incubadora de empresas

Em reunião com diversos parceiros no dia 26 de julho, a instituição apresentou o projeto inicial para colher sugestões e trocar experiências
Publicado em 04/08/2022 10:00 Atualizado em 05/08/2022 12:18
Imagem retangular com detalhe das mãos de um homem segurando um tablet e, ao fundo, duas mulheres fazendo anotações em um caderno sobre uma mesa de escritório.

Desde 2021, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), vem avançando na temática Inovação e Empreendedorismo com a criação de novos ambientes de inovação, como pré-incubadoras e incubadoras de empresas, parques tecnológicos, hubs, composição de cidades inteligentes, dentre outros.

Todos os Institutos Federais estão participando dessa empreitada, cada qual estruturando ambientes que melhor se adequam às realidades locais e regionais e também de acordo com o grau de amadurecimento institucional de cada um em relação à cultura empreendedora e tecnológica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), integrante desta Rede, apresentou, em reunião on-line no dia 26 de julho com diversos parceiros, o projeto inicial de seu mais novo ambiente de inovação, uma pré-incubadora de empresas, que tem como função ser um ambiente de promoção da economia criativa e de potencialização de novas ideias de empreendimentos junto à região de atuação do Instituto.

Participaram do momento a reitora da instituição, Deborah Santesso Bonnas; o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFTM, Carlos Alberto Alves Oliveira; a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM, Kety Rosa de Barros Caparelli; o coordenador-geral de Pós-graduação da instituição; Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves; Eduardo Jardel, do Polo EMBRAPII do IFTM; Luiz Fernando Gelape, assessor da Anprotec; e membros de organizações parceiras do IFTM, como EMATER-MG, Parque Tecnológico de Uberaba, Rede Mineira de Inovação, entre outros.

Á frente do projeto no IFTM estão os professores Tony Garcia Silva e Ana Lúcia Araújo Borges, que primeiramente passaram por cursos de capacitação na área desde março de 2021. “O projeto tem diversas fases. Estamos agora na terceira, que é de estruturá-lo melhor a partir de sugestões e ideias de nossos parceiros, de forma a termos um novo ambiente de inovação no IFTM que atenda às demandas e necessidades de empreendimentos da região de atuação da nossa instituição, com destaque para o setor rural, que é uma das nossas vocações”, explica Tony.

A ideia da pré-incubadora surgiu após estudos, análises e diagnósticos feitos pelos professores, que, a partir daí, verificaram que esse seria o tipo de ambiente de inovação mais adequado para o IFTM neste momento. “Para chegarmos no nível de incubadora, e queremos chegar, ainda precisamos consolidar algumas ações, sobretudo ações que dizem respeito ao amadurecimento da cultura organizacional empreendedora. Temos muitos docentes e estudantes com bons projetos em mãos só esperando por uma oportunidade, mas para termos uma incubadora na instituição, é preciso que toda a comunidade acadêmica, de forma geral, esteja envolvida nesta forma de pensar”, destaca Tony.