EMBRAPII IFTM

Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares está com inscrições abertas para credenciamento de interessados em atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Para credenciamento de tutores é preciso obrigatoriamente ser ligado à instituição. Já para empresas, pesquisadores e estudantes não há tal pré-requisito. Inscrições ocorrem por meio de envio de e-mail
Publicado em 09/09/2022 15:00 Atualizado em 18/05/2023 22:59
Imagem retangular de fundo branco contendo, ao centro, as logomarcas do IFTM e da Unidade EMPRAPII Soluções Agroalimentares

A Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares informa que seus editais para atuação nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação encontram-se abertos para credenciamento de empresas, pesquisadores, tutores e estudantes.

A Unidade atua nas linhas de produtos e processos para produção vegetal e de tecnologias para o processamento agroindustrial, com foco nos segmentos da agricultura, de agroquímicos, geração de energia e alimentício. Conta com mais de 70 bolsistas, em seis projetos contratados, totalizando um montante de mais de R$2,7 milhões.

Os candidatos deverão efetivar sua inscrição por meio do envio de e-mail para credenciamento.poloembrapii@iftm.edu.br, identificando o assunto como “Credenciamento de Pesquisadores, Tutores, Estudantes ou Empresas”, informando no título do e-mail o nome do interessado.

Os editais têm validade de 12 meses e não há prazo para que os candidatos efetuem as inscrições assim como também não há limite de vagas. Entretanto, a confirmação do credenciamento está condicionada à análise e conveniência da Unidade Embrapii conforme perfis dos candidatos e demandas dos projetos.

Dos requisitos para o credenciamento

Para credenciamento de empresas, o solicitante deverá fornecer as seguintes informações: nome da empresa; CNPJ; endereço completo; representante legal; telefone e e-mail para contato, conforme Edital  nº01/2022

Os pesquisadores devem ser docentes ou técnico-administrativos do quadro permanente de servidores do IFTM. Também são permitidos pesquisadores externos, como docentes substitutos ou de outras instituições de ensino e pesquisa,  públicas ou privadas. Os critérios de seleção estão previstos        no Edital nº02/2022

Em relação aos estudantes, os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação do IFTM ou de outra instituição de ensino, relacionados às áreas de competência da Unidade Embrapii, conforme Edital nº03/2022. Declaração de matrícula e histórico escolar serão adotados como critério para o credenciamento dos discentes.

Os tutores serão credenciados para atuar nos Programas de Formação de RH para PD&I e Capacitação 4.0 da EMBRAPII. Os interessados devem ser docentes ou técnico-administrativos do quadro permanente de servidores do IFTM, conforme Edital nº 04/2021, o qual contém os critérios de seleção dos candidatos.

Objetivos dos Programas de Formação de RH para PD&I e Capacitação 4.0

Dentre os principais objetivos do programa, destacam-se envolver as partes interessadas em atividades de inovação e pesquisa aplicada; estimular pesquisadores a participarem e envolverem estudantes em atividades científicas, tecnológicas, profissionais e de inovação; contribuir para formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação; promover o aumento da produção científica inovadora e da produção de propriedade intelectual; democratizar o acesso de empresas às atividades, modelos de negócio e desenvolvimento de projetos no âmbito da Unidade; proporcionar às empresas diversas oportunidades de desenvolvimentos tecnológicos através de projetos de inovação e do estímulo à competitividade destas no mercado; proporcionar aos discentes supervisões por tutor qualificado, o estímulo ao desenvolvimento do pensar científico e de habilidades soft skills, como liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e inovação.

Para mais informações, acesse a gina EMBRAPII no site do IFTM.