Embrapii

Polo de Inovação IFTM e Carbona Agriscience assinam projeto de R$858 mil para desenvolvimento de fertilizantes organominerais

Publicado em 03/11/2022 12:18 Atualizado em 18/05/2023 22:58
" A agricultura brasileira é grande dependente de fertilizantes importados"
Crédito: Polo Embrapii

O Polo de Inovação IFTM e a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares informam, com satisfação, a assinatura do Acordo de Parceria com a empresa Carbona Agriscience para desenvolvimento de fertilizantes organominerais a base de turfa brasileira.

De acordo com a pesquisadora responsável pelo projeto, professora dra. Gislaine Fernandes, a agricultura brasileira é grande dependente de fertilizantes importados que são usados para garantir elevadas produções agrícolas. No entanto, a dependência por produtos importados, especialmente os potássicos e fosfatados, elevam sobremaneira os custos da produção agrícola.

Desta forma, pesquisadores e empresas têm buscado alternativas para o fornecimento de nutrientes às plantas, sendo uma delas fertilizantes organominerais, que são resultantes da mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos.

A professora salienta que a turfa brasileira pode ser uma opção para produção de fertilizantes organominerais, a partir de um material estável, de baixo custo, com matéria prima nacional e sem necessidade de processo de compostagem, o que pode diminuir os custos de produção e comercialização deste tipo de fertilizante.

Será investido neste projeto um montante de R$858.661,42, sendo 50% do valor financiado pela EMBRAPII, 7,5% pela Carbona, 17,5% pelo SEBRAE (por meio de parceria com a EMBRAPII) e 25% pelo Polo de Inovação IFTM. Segundo a diretora geral do Polo de Inovação IFTM, professora Fernanda Jardim, a parceria entre EMBRAPII e SEBRAE viabiliza o fomento e a promoção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pela Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas nacionais.

Fernanda também destaca que o presente projeto vai ao encontro das áreas de interesse da EMBRAPII, que no ano de 2022, lançou uma ação emergencial para o desenvolvimento de fertilizantes, dada a grande importância do tema para o país. O desenvolvimento de fertilizantes cujas matérias primas sejam prioritariamente nacionais é de grande interesse público, visto que poderá haver menor dependência das oscilações da balança comercial e de importações, possibilidades de redução de custos, possível aumento de produtividade, redução da dependência brasileira na importação de fertilizantes e consequente diminuição de preço ao consumidor.

A Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, vinculada ao Polo de Inovação do IFTM, iniciou suas atividades em novembro de 2020 e, atualmente, realiza projetos de inovação em parceria com dez empresas industriais, com recursos direcionados de aproximadamente R$ 5 milhões.

Para saber mais sobre como viabilizar projetos em parceria com o Polo de Inovação do IFTM interessados podem entrar em contato pelo e-mail poloembrapii@iftm.edu.br

Fonte: Polo Embrappi IFTM