Embrapii

Polo de Inovação IFTM assina acordo para desenvolvimento de sistema que utiliza Inteligência Artificial no processo de arrendamento de terras

"O projeto visa ao desenvolvimento de uma plataforma web que permita o arrendamento de terras"
Publicado em 18/11/2022 20:29 Atualizado em 25/11/2022 09:16
Compartilhe:
Compartilhe:
"A Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, vinculada ao Polo de Inovação do IFTM, iniciou suas atividades em novembro de 2020"
Crédito: Divulgação

O Polo de Inovação IFTM e a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares informam a assinatura do Acordo de Parceria com a empresa Easyland Soluções Digitais para o Agronegócio LTDA, para aperfeiçoamento de plataforma web de arrendamento de terras e desenvolvimento da ferramenta de inteligência artificial para vinculação contratual.

De acordo com o Pesquisador Doutor Jefferson Beethoven Martins, responsável pelo projeto, os proprietários rurais têm se familiarizado a cada dia com novas tecnologias, seja no uso de máquinas agrícolas automatizadas, redes sociais e no uso de softwares para gerenciamento de toda a cadeia produtiva da fazenda.

Estes têm consumido, cada vez mais, produtos de ponta para garantir o sucesso de seus empreendimentos. Martins ressalta que, tradicionalmente, todo processo de arrendamento de terras costuma ser feito através do esforço humano, principalmente dos proprietários rurais e seus colaboradores para procederem às negociações com os arrendatários, o que geralmente torna-se um processo moroso, já que requer a confiança de ambas as partes, além da necessidade de contar com apoio de especialistas em diversas áreas, como advocacia, contabilidade, dentre outras.

Diante do exposto, o projeto visa ao desenvolvimento de uma plataforma web que permita o arrendamento de terras, ligando, digitalmente, arrendadores e arrendatários. Haverá, também, um módulo de inteligência artificial (IA) que fará o emparelhamento de perfis, permitindo que as partes interessadas sejam unidas de maneira simples e rápida. Serão investidos R$302.654,40 neste projeto, sendo que 33,33% do valor será financiado pela EMBRAPII, 12,48% pela Easyland, 29,12% pelo SEBRAE (por meio de parceria com a EMBRAPII) e 25,07% pelo Polo de Inovação IFTM.

Segundo a diretora geral do Polo de Inovação IFTM, professora Doutora Fernanda Jardim, trata-se de uma tecnologia de elevado interesse público, considerando que o Brasil é um país com forte base agrária. A ferramenta a ser aperfeiçoada poderá criar várias possibilidades de alocação de diversas culturas de maneira adequada, aumentando a competitividade e a transparência nos contratos de arrendamento, possibilitando a redução de litígios relacionados à atividade.

A Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, vinculada ao Polo de Inovação do IFTM, iniciou suas atividades em novembro de 2020 e, atualmente, realiza projetos de inovação em parceria com dez empresas industriais, com recursos direcionados de aproximadamente R$ 5 milhões.

Para saber mais sobre como viabilizar projetos em parceria com o Polo de Inovação do IFTM interessados podem entrar em contato pelo e-mail poloembrapii@iftm.edu.br

Compartilhe:

Notícias relacionadas