Comunicado Oficial

Bloqueio orçamentário afeta o limite de empenho do IFTM no valor de R$ 1.079.229,79

Novo bloqueio foi realizado pelo governo federal na tarde do último dia 28 e afeta Universidades Públicas e Institutos Federais
Publicado em 30/11/2022 10:30 Atualizado em 02/12/2022 09:59
Imagem retangular de fundo verde escuro com o seguinte escrito em branco ao centro: Comunicado Oficial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) informa que o novo bloqueio realizado pelo governo federal na tarde do último dia 28 afeta o limite de empenho da instituição no valor de R$ 1.079.229,79 (um milhão, setenta e nove mil, duzentos e vinte nove reais e setenta e nove centavos).

O valor representa todo o saldo disponível na referida data na unidade da reitoria da instituição, tanto no que diz respeito a custeio, verbas para a manutenção do funcionamento do Instituto, como no que tange investimento, verbas utilizadas para aquisição de equipamentos e realização de obras.

Caso o bloqueio seja mantido, diversas consequências poderão ser enfrentadas pelo IFTM, como a não conclusão da aquisição de materiais e equipamentos, a não prorrogação de contratos e o não pagamento de bolsas de pesquisa e extensão que já estão em andamento, uma vez que não será possível efetuar os empenhos necessários até o próximo dia nove, prazo final do governo atual para tal atividade.

O que é empenho?

O empenho representa o momento em que o poder público (governo), reserva o valor do seu orçamento a ser utilizado no pagamento de despesas após a entrega de bens e produtos, de prestação de serviços ou de finalização de obras.