Eventos Institucionais

IFTM realizou 6º Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica

Publicado em 02/12/2022 09:00 Atualizado em 06/12/2022 16:50
Foto colorida de participantes do XII Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFTM apresentando suas pesquisas por meio de pôsteres no ginásio do IFTM Campus Uberlândia
Crédito: Cinthia Franzin Sousa - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou a sexta edição de seu Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica, o Conpitec. Com extensa programação ao longo do mês de novembro, ocorrida de forma presencial e online, o evento contou com Hackathon e seminários de Pesquisa e Inovação tecnológica, o SEPIT, e de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, o SIN, além de Simpósio da Pós-graduação, o SIMPÓS.

O congresso representa uma das ações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM com o objetivo de consolidar a cultura de pesquisa, reunindo estudantes, professores e pesquisadores da instituição, de outras instituições de ensino superior e de empresas com a meta de estimular a troca de experiências por meio de organização e sistematização do conhecimento produzido com a pesquisa, possibilitando a criação de espaços de troca de experiência sobre o fazer científico, seus desafios e possibilidades, em diversas áreas do conhecimento - Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, além de criar um espaço para socialização e avaliação dos projetos.

O Hackathon IFTM aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro na unidade do Sebrae em Uberaba. Com o tema Agronegócio na Era Digital, o evento reuniu programadores, designers, gestores de negócios e profissionais da área para desenvolver soluções inovadoras dentro de um curto espaço de tempo. Foram montadas um total de quinze equipes compostas por estudantes do IFTM e de outras instituições que, junto a mentores, tiveram trinta horas para desenvolverem projetos, que foram avaliados ao final.

Os três projetos com maior nota receberam prêmios em dinheiro e certificado de reconhecimento da proposta. Foram eles: Hackanudos, em 1º lugar, com desafio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ); Digital Green, em 2º lugar, com desafio da Granto Seguros; e nota Function, em 3º lugar, com desafio da empresa Nell Tech.

No dia 17 de novembro, ocorreu o IV SEPIT, de forma online. Ainda no dia 17 e também 18, foi realizado o XII SIN no IFTM Campus Uberlândia. O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica reuniu estudantes do Ensino Médio e da graduação de diversos campi do IFTM, que apresentaram suas pesquisas por meio de pôsteres ao longo do dia no ginásio da unidade. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e seus professores-orientadores contemplam inúmeras temáticas, inclusive acerca de assuntos muito atuais, como fake news e vacinação contra a Covid-19; transição capilar; educação sexual no ambiente acadêmico; entre outros.

A última atividade do Conpitec 2022 foi o VIII SIMPÓS, que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de forma online, e contou com a participação de estudantes dos cursos de especialização lato sensu em Controle de Qualidade em Processos Alimentícios, Ensino de Ciências e Matemática e Gestão Estratégica de Negócios, oferecidos pelo IFTM nos campi Uberlândia e Patrocínio. A abertura oficial do simpósio ocorreu no início da noite do dia 18 com a presença de autoridades do IFTM. Em seguida, Vinícius Gomides, CEO da Bioma Investimentos, fez palestra intitulada ESG / Oportunidades dentro dos desafios.

Os projetos de pesquisa e inovação tecnológica realizados por docentes e discentes do IFTM se renovam a cada ano. Por meio de editais de seleção, é possível conseguir bolsas de fomento para o desenvolvimento do trabalho. Os editais para seleção de novos projetos 2023 já estão com inscrições abertas. Acesse a página de Editais de Pesquisa  do IFTM para mais informações.