Internacionalização

Curso ofertado pelo IFTM acolhe estudantes de diversas partes do mundo e instituição se prepara para próximas turmas em 2023

Alunos de países como Rússia, Ucrânia, Haiti e Colômbia fizeram parte da terceira turma do curso Português como Língua Adicional, que tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede Federal como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. As inscrições para novas turmas seguem abertas até 30 de dezembro e são gratuitas
Publicado em 21/12/2022 17:00 Atualizado em 10/01/2023 11:32
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Foto colorida da tela do computador com os rostos de alguns alunos e da professora Fabiana durante aula do curso Português como Língua Adicional
Foto colorida da tela do computador com os rostos de alguns alunos e da professora Fabiana durante aula do curso Português como Língua Adicional
Crédito: Centro de Idiomas (CENID/IFTM)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma das 11 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oferta o curso on-line Português como Língua Adicional (PLA), destinado a estrangeiros residentes ou não no Brasil.

O curso, lançado no dia 5 de maio de 2021 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem o intuito de promover a educação do idioma como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

Em dezembro deste ano, o IFTM encerrou as atividades de mais uma turma de estudantes do PLA, a terceira turma, que iniciou seus trabalhos em setembro e acolheu alunos de diversas partes do mundo, como Colômbia, Haiti, Rússia e Ucrânia, países, esses últimos, atualmente em contexto de guerra.

A professora Fabiana de Freitas Batista, que está atuando no curso pela terceira vez, relata que é muito gratificante ter toda essa diversidade de pessoas e de culturas em uma única turma. “Além deles aprenderem comigo, todos nós aprendemos uns com os outros. E isso é maravilhoso! Lembro que o PLA, para além do ensino do português, objetiva também mostrar a cultura brasileira, apresentando seus costumes, riquezas e variações”, explica Batista.

Para o coordenador geral do Centro de Idiomas do IFTM, professor Edilson Pimenta, setor responsável pelo curso, “Ensinar língua portuguesa a estrangeiros é atuar em duas vertentes muito condizentes com o papel social do IFTM e com a política linguística adotada na instituição: em um primeiro momento, amplia-se a empregabilidade do público-alvo desse curso no Brasil, visto que muitos estrangeiros que aqui residem têm tido acesso a poucas e inadequadas oportunidades de trabalho, justamente por falta de proficiência em língua portuguesa. Além disso, chancela-se a abertura do IFTM ao acolhimento de comunidades internacionais e de parcerias interinstitucionais, uma vez que são esperadas inscrições de estudantes de instituições internacionais que já são parceiras do IFTM ou que podem vir a ser em ações futuras”.

Gamaliel Cene Dit Senecharles, estudante do PLA, nasceu na cidade de Petit-Goâve, departamento do oeste, no Haiti e atualmente mora na cidade de Paracatu/MG. Escolheu fazer o curso para aprender não somente o português em si mas também para conhecer um pouco mais sobre seus direitos e deveres enquanto morador do país. “Um dos meus planos é aprender agronomia e fazer mestrado também para poder ter um salário melhor. Neste país, se você não souber falar a língua portuguesa, não conseguirá ter um emprego de qualidade e também será pisoteado por desconhecer seus direitos e deveres”, relatou Gamaliel, complementando, “Espero que esta plataforma possa dar mais oportunidade de fazer um curso inicial de português gratuito para todos que estão fora e no Brasil também. Já indiquei o PLA para vários amigos que estão no Haiti”.

Sandra Marcela Arango Zuleta, colombiana nascida em Medellín e residente em Bello, povoado próximo a Medellín, optou por fazer o PLA porque brevemente vem ao Brasil cursar mestrado em Educação Física, no estado da Bahia. “Para isso, acho indispensável melhorar minhas habilidades comunicativas na língua portuguesa”, explicou Sandra, para quem o curso foi muito apropriado para iniciantes na língua portuguesa. “O PLA começa com temas simples para levar devagar o estudante no caminho da aprendizagem até chegar a temas mais complexos. Fico grata com os novos aprendizados porque sinto que posso me comunicar com maior facilidade, e o melhor de tudo, não sinto mais vergonha de errar, pois estou aprendendo e errar faz parte do processo”, afirmou a estudante.

Natalia Moroz, ucraniana de Donetsk, também estudou língua portuguesa pelo PLA. A estudante, que atualmente mora em São Paulo, contou um pouco sobre alguns de seus planos de vida. “Pretendo continuar estudando português pois quero trabalhar aqui, em Universidade”, relatou Moroz.

Para Olga Volgshtein, nascida em Saratov, União Soviética, aprender português é seu plano de vida no momento. “Estou morando em Cairu, na Bahia, e preciso me adaptar a minha nova realidade. Tenho que falar a língua portuguesa e cursos on-line são tudo o que necessito agora”, ressaltou a aluna, que complementou, “(...) obtive informações sobre esse curso por meio do grupo de refugiados russos-ucranianos. A plataforma de estudos onde o PLA acontece é muito interessante e os materiais são bons”. 

Novas turmas

O IFTM está com inscrições abertas para novas turma do curso PLA até o dia 30 de dezembro. São vagas para estudantes iniciantes e para estudantes intermediários, ou seja, para quem não tem nenhum conhecimento da língua, no caso dos primeiros, e para aqueles que têm conhecimento prévio da língua portuguesa, no caso dos últimos.

São ofertadas um total de 40 vagas, sendo 20 para iniciantes e 20 para intermediários, distribuídas da seguinte forma: 15 para ampla concorrência, 4 para negros, quilombolas ou indígenas, e 1 (uma) para pessoas com deficiência.

Podem participar da seleção, candidatos de qualquer nacionalidade, exceto brasileira, interessados em cursar português como língua adicional, com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não estudantes do IFTM.

As inscrições são gratuitas e ocorrem por meio de envio de e-mail com a documentação solicitada para selecaointernacional@iftm.edu.br. Após, as inscrições passam por conferência para validação.

As seleções são por sorteio, que ocorre às 15h e às 15h30 no dia 6 de janeiro de 2023, e será gravado. O link do sorteio será disponibilizado na página Editais e Chamadas do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID) do IFTM no dia 9 de janeiro de 2023, juntamente com a lista dos sorteados.

O resultado definitivo convocando os sorteados para apresentarem documentos para matrícula será divulgado a partir das 9h do dia 11 de janeiro de 2023 na também na referida página. A documentação necessária para matrícula está elencada no edital da seleção. O curso tem duração de 5 meses.

Chamada Interna para seleção de profissionais para o curso

Para oferta do curso Português como Língua Adicional, o IFTM precisa selecionar 5 membros de sua comunidade acadêmica para atuarem como coordenador de curso, coordenador de Plataforma e tutor, que serão bolsistas mantidos pela instituição. Podem participar da seleção técnicos-administrativos ou docentes efetivos da instituição que possuam diploma de conclusão de curso de graduação em Letras-Português em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Candidatos que possuem formação dupla – Português-Inglês, Português-Francês, Português-Espanhol ou outras – são elegíveis, desde que comprovem sua formação em Língua Portuguesa.

Além disso, interessados não podem estar em gozo de licença ou afastamento de suas atividades profissionais; devem possuir disponibilidade de carga horária para atuarem na função – 10h semanais; entre outros pré-requisitos listados no edital do processo seletivo.

As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 31 de dezembro por meio de envio de e-mail com a documentação solicitada para selecaointernacional@iftm.edu.br, indicando a que bolsa deseja se candidatar. Quem se interessar por mais de uma função, pode indicar uma segunda opção no próprio e-mail de inscrição.

O processo de seleção ocorre por meio de declaração de pontuação preenchida pelo candidato, conforme disposto no Anexo III do edital, e da conferência de sua documentação comprobatória. A classificação dá-se por meio de análise de títulos e experiência profissional, totalizando, no máximo, 100 pontos.

O resultado do processo seletivo será publicado no dia 10 de janeiro de 2023 também na página Editais e Chamadas do CENID do IFTM, apresentando os candidatos aprovados para cada uma das bolsas em ordem crescente de classificação.

Os aprovados serão convocados pela instituição a partir de 14 de fevereiro de 2023 para assinar contrato de bolsista e apresentar os documentos originais exigidos. A não apresentação da documentação original implicará na desclassificação do candidato.

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