MEC

Camilo Santana assume o Ministério da Educação

Em cerimônia de posse, o ex-governador e senador eleito destacou as prioridades da educação no Brasil
Publicado em 03/01/2023 10:00 Atualizado em 05/01/2023 11:17
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de Camilo Santana falando ao microfone durante cerimônia de sua posse no MEC
Foto colorida de Camilo Santana falando ao microfone durante cerimônia de sua posse no MEC
Crédito: Comunicação/MEC

O ex-governador e senador eleito, Camilo Santana (PT/CE), tomou posse como ministro de Estado da Educação, nesta segunda-feira (02), em uma cerimônia realizada no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC). Em seu primeiro discurso, ele destacou a importância do fortalecimento de uma grande política de alfabetização, da educação básica e do ensino em tempo integral, com base em experiências exitosas de estados brasileiros.   

Centenas de profissionais da educação, desde o ensino básico ao superior e autoridades, entre governadores, parlamentares e ministros, prestigiaram o evento. No início da cerimônia, em um gesto simbólico, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, prenderam ao terno de Camilo Santana o PIN - bóton utilizado por ministros de Estado. 

Ao iniciar sua primeira fala como o titular da Pasta, ele salientou a responsabilidade de resgatar a educação do Brasil. “Mais 650 mil crianças de até 5 anos de idade abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever na idade certa. A última avaliação feita pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostra que apenas uma a cada três crianças são alfabetizadas na idade certa. Ou seja, a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças.”, pontuou. 

O novo ministro confirmou que os nomes para compor a equipe do MEC seguem em definição, mas duas mulheres já estão confirmadas em sua gestão. Uma das responsáveis pela transformação educacional do município de Sobral, Izolda Cela, a ex-governadora do Ceará, ocupa a secretaria-executiva. Já Fernanda Pacobahyba, ex-secretária de Fazenda do governo do Ceará, exerce o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Estiveram presentes na cerimônia a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra do Esporte, Ana Moser; o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho; o advogado-geral da União, Jorge Messias; os governadores de Estado do Distrito Federal, do Ceará, da Bahia, da Paraíba, do Piauí, do Maranhão, do Rio Grande do Norte; além de parlamentares. 

“Vamos imediatamente garantir a qualidade da merenda escolar nas escolas públicas brasileiras. Essa é uma determinação do presidente Lula. E já pedi um levantamento de todas as obras que estão paralisadas, sejam creches, escolas, universidades, campi. Para garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país. Vamos resgatar também a credibilidade do Enem.”, enfatizou Camilo. 

Educação do Ceará

À frente do MEC, Camilo Santana terá a oportunidade de aplicar em âmbito nacional a experiência bem-sucedida do Ceará na educação. Referência em todo o país na área, o estado foi governado pelo cearense durante dois mandatos. As políticas públicas implementadas fizeram o Ceará alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries finais do ensino fundamental e o segundo nas séries iniciais. 

Um exemplo de política pública é o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que auxilia diretamente municípios do Ceará na educação de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, sendo ampliado até o 9º ano. “Alguns outros estados já começaram a seguir esse modelo, mas o que precisamos agora é ampliar essa experiência para todo o país.” 

Saiba Mais

Camilo Santana é natural do município do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. O professor e engenheiro agrônomo governou o Ceará de 2015 a abril de 2022. Mas antes foi deputado estadual, secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e de Cidades. Durante as eleições de 2022, foi eleito senador com mais de 3 milhões e 300 mil votos, o maior registro da história do estado. 

Assista aqui como foi a solenidade de posse.

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/camilo-santana-assume-o-ministerio-da-educacao

Compartilhe:

Notícias relacionadas