UNE

Entidades estudantis empossam novo ministro da Educação, Camilo Santana

Bruna Brelaz, presidenta da UNE, e Jade Beatriz, presidenta da UBES, colocaram o broche de líder máximo da Educação no ex-governador do Ceará
Publicado em 03/01/2023 11:00 Atualizado em 10/01/2023 12:36
Foto colorida de Bruna Brelaz, presidenta da UNE, e Jade Beatriz, presidenta da UBES, colocando o broche de líder máximo da Educação em Camilo Santana durante cerimônia de posse do novo ministro no MEC

O novo Ministro da Educação, Camilo Santana, assumiu ontem (02/01) em Brasília a pasta e recebeu o “pin” de ministro das presidentas da UNE e da UBES. Foi um reconhecimento diante da importância das entidades estudantis na luta pela educação brasileira.

“O governo anterior tratou os estudantes e a educação com desdém, nos chamaram de ninhos de ratos e falaram que universidades e IFs eram balburdias. A história é implacável, hoje, entramos pela porta da frente do MEC, empossamos o novo ministro da educação, com a expectativa de que possa ouvir as tantas demandas da educação e dos estudantes. Continuaremos na luta, por que precisamos reconstruir o Brasil!, destacou a presidenta da UNE, Bruna Brelaz.

Santana foi eleito senador pelo Ceará, é ex-governador do mesmo estado, professor, tem formação em agronomia e é mestre em desenvolvimento e meio ambiente. Durante sua trajetória acadêmica foi diretor do DCE da Universidade Federal do Ceará.

Em sua fala, ele destacou como metas recuperar a credibilidade do Enem, a retomada do ProUni e do Fies, bem como o fortalecimento da autonomia das universidades públicas, e melhorar orçamento do setor. O novo ministro também criticou a gestão bolsonarista nas universidades federais e disse que o ensino superior também terá atenção especial do novo governo. “Se por um lado precisamos de um grande pacto nacional de apoio à educação básica, por outro precisamos fortalecer o ensino superior, tão maltratado nos últimos anos nesse país. Para isso, precisamos reforçar o orçamento das nossas universidades, que foram sucateadas no último governo com uma visão equivocada, distorcida e de viés ideológico”.

O ex-diretor do DCE da UFC, encerrou a cerimônia de posse com uma frase de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil: “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão”.

Em Novembro de 2022, a UNE foi chamada para ser ouvida sobre as demandas da educação superior brasileira pela equipe de transição do novo governo Lula. As entidades estudantis organizaram uma carta com dez pontos prioritários para o setor. Entre as reivindicações estavam a revogação do Teto de Gastos bem como a recomposição orçamentária imediata das IFES e a retomada do orçamento para os patamares de 2014.

Fonte: https://www.une.org.br/noticias/entidades-estudantis-empossam-novo-ministro-da-educacao-camilo-santana