Eventos Externos

IFTM realiza reunião com ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Encontro ocorreu dia 26 de janeiro, em Brasília, e contou com a participação do Conif. Pautas para a promoção da igualdade racial na Rede Federal foram discutidas e encaminhadas
Publicado em 01/02/2023 15:40 Atualizado em 01/02/2023 15:49
Foto colorida dos participantes da reunião com Anielle Franco, ao centro
Crédito: Comunicação do Conif

No último dia 26, membros da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram de reunião com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em Brasília, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que também participou do encontro.

Na ocasião, foram discutidas e encaminhadas diversas pautas para a promoção da igualdade racial no âmbito de toda a Rede Federal, com destaque para a sugestão de elaboração de um Plano Nacional para Promoção da Igualdade na Rede Federal.

As pautas foram elencadas em documento assinado pelo Conif, aqui em anexo, e entregue à ministra, como forma de oficialização de pedido de apoio para implementação. Dentre elas, tem-se a valorização e reconhecimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), com a concessão de função gratificada para sua coordenação; o financiamento de processos formativos para toda a comunidade acadêmica dos Institutos Federais (graduação, pós-graduação e cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC) bem como o financiamento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; a adoção do Sistema de Monitoramento da Lei de Cotas, conforme projeto elaborado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA); a regulação e também o financiamento das Comissões de Heteroidentificação, instrumento fundamental de afirmação dos direitos previstos na Lei de Cotas.

Representando o IFTM, estiveram presentes no encontro a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Bianca Soares de Oliveira Gonçalves, e o diretor de Relações Interinstitucionais, Jacson Hudson Inácio Ferreira. Do Conif, participaram Maria Leopoldina Veras Camelo, eleita nova presidente do Conselho; Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que assume a vice-presidência de Relações Institucionais em fevereiro; Luzia Mota, reitora do IFBA; e Fernanda Torres, Assessora de Relações Institucionais e Governamentais. Revalina Aparecida Silva, representante do Movimento Negro da cidade de Patrocínio/MG, também participou do momento.