Pós-graduação

IFTM Campus Uberlândia Centro abre inscrições para pós-graduação gratuita voltada para profissionais da educação

A unidade está disponibilizando 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho
Publicado em 29/05/2023 00:00 Atualizado em 02/06/2023 19:07
Estudantes em atividade da pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídia da Educação

Profissionais da educação ou graduados que pretendem atuar na área devem ficar atentos para uma boa oportunidade. Estão abertas, até o dia 16 de junho de 2023, as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação, ofertado pelo Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O edital do processo seletivo disponibiliza 30 vagas e os interessados devem fazer suas inscrições por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso, na aba Pós-graduação Lato Sensu 2023/2 . O valor das inscrições é R$60.

O candidato, no ato da inscrição, pode optar por concorrer por meio das vagas destinadas aos negros, quilombolas e indígenas (NQI), vagas para pessoas com deficiência (PcD)ou ainda, pela ampla concorrência (AC). O edital estabelece o percentual de vagas disponíveis para cada modalidade.

O curso possui carga horária de 400 horas, sendo 360 de aulas e outras 40 para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No processo seletivo, os inscritos serão avaliados a partir das notas obtidas na ficha de análise do currículo e em entrevista. As aulas acontecem de forma presencial, às terças e quintas, no prédio do Campus Uberlândia Centro, no bairro Morada da Colina, das 19h às 22h30. Eventualmente, podem haver aulas aos sábados.

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para as 17 horas do dia 03 de julho e o o resultado definitivo, segundo o edital, será publicado no dia 10 de julho, também a partir das 17 horas. As matrículas da 1ª chamada serão realizadas também a partir do dia 10 de julho.

Vagas em Uberaba

O mesmo edital também traz vagas para o curso de especialização em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental, ofertado pelo Campus Uberaba. As datas são as mesmas e o curso oferta 25 vagas. Essa pós-graduação tem duração de 18 meses.

Sobre o curso

O objetivo do curso é contribuir com a formação continuada de profissionais em educação, propiciando condições para a compreensão de concepções e características da tecnologia educacional. Ao longo da pós, os participantes vão conhecer, por exemplo, tecnologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, vão investigar potencialidades da educação a partir de dispositivos tecnológicos, vão discutir a tecnologia no ambiente escolar, entre outras possibilidades. A lista completa de objetivos pode ser vista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), disponível no site do IFTM.

"Nós costumamos receber profissionais da rede pública e privada nesta especialização, além de pessoas que querem adentrar a profissão de professor, mas que ainda está se preparando. Esse curso é bastante interessante para aquele profissional da educação que quer usar recursos tecnológicos, tanto digitais quanto não digitais, dentro de sala de aula. O nome do curso traz exatamente a essência do que nós pretendemos", afirma o professor do curso de Licenciatura em Computação, Walteno Martins.

O curso oferece duas linhas de pesquisa que podem ser escolhidas pelos alunos para desenvolvimento de seus TCCs. São elas: “o uso das tecnologias nos processos educacionais” e “educação, tecnologia e sociedade”. Entre as disciplinas ofertadas ao longo do curso estão “informática na prática pedagógica”, “tecnologia educacional e concepção” e “comunicação e educação nos espaços em rede”.