IFTM Campus Patos de Minas sedia a sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica (7º ConPITec) e a primeira edição do Congresso de Extensão do IFTM (Conext)
Crédito: Munís Pedro Alves
O evento foi realizado no Sest Senat de Patos de Minas e contou com a participação de estudantes e de servidores de todos os campi do IFTM e de várias instituições parceiras: Sest Senat, UFU, Sebrae, Sicoob Credicopa, Unipam, Volts, Grupo Côrte Real, Coopatos.
O Conpitec é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas e de produtos técnico e tecnológicos realizados por docentes e discentes do IFTM e de outras Instituições de Ensino Superior de forma a estimular a troca de experiências.
O Conext, inciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFTM, também tem como objetivo se tornar um evento anual de forma a divulgar, socializar e estimular o intercâmbio de experiências entre os participantes dos resultados de projetos, atividades, ações e programas de extensão desenvolvidos em toda a instituição.
Com dois dias de intensa programação, aproximadamente 1000 estudantes dos campi do IFTM, além de servidores, convidados da comunidade externa (avaliadores e palestrantes) e instituições parceiras participaram das atividades do evento.
O professor Luís Fernando Tosta Barbato, coordenador de Pesquisa do IFTM Campus Patos de Minas, destaca a qualidade dos trabalhos apresentados e a importância do evento, uma vez que desperta na juventude o interesse pela pesquisa desde o ensino médio, que é a base para a formação de novos pesquisadores, um dos elementos da base econômica e social do país.
Dentro da programação do Conpitec foram apresentados trabalhos do XIII Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM (XII SIN) e do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT). Na programação do Conext, houve apresentações de trabalhos de extensão nas sessões de Cultura, Esporte e Lazer; Educação, Saúde, Tecnologia e Produção.
Trinta e quatro oficinas, com temáticas variadas, foram ofertadas, além de workshop EMBRAPII - IFTM de inovação com os representantes de empresas e de ICTs da cidade e da região de Patos de Minas.
Compuseram a mesa de abertura do evento, a Reitora do IFTM, a professora Déborah Santesso Bonnas; o professor Belchior Antônio da Silva, representando a Direção Geral do campus de Patos de Minas; o Pró-reitor de Pesquisa, professor Ernani Viriato de Melo; representando a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o professor Flávio Caldeira da Silva; o assessor do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Matheus de Souza Gomes; o coordenador de promoção social do Sest/Senat, Emmanuel Caetano Martins e, ainda, representando a Câmara de Vereadores de Patos de Minas, o vereador Ezequiel Macedo Galvão.
Cada um dos integrantes da mesa explicitaram a importância do evento não só para o IFTM, mas também para a cidade de Patos de Minas. Enfatizaram como a ciência está a favor das competências do futuro e como as empresas e as escolas precisam valorizar a pesquisa em prol do desenvolvimento humano, crítico e social.
Durante a cerimônia de abertura, houve lançamento do Portal Integra (integra.iftm.edu.br); entrega de medalhas aos estudantes do Campus Patos de Minas que participaram da edição de 2023 dos jogos dos Institutos Federais (JIF), da Olimpíada Estudantil Patense e da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Também houve apresentações culturais preparadas por alunos do campus: dança criativa ao som de violino e também uma peça breve, mas bastante reflexiva, pautada na estética do teatro do absurdo.
No segundo dia de evento, ocorreram apresentações de dança com o “Grupo Metamorfose” e o lançamento do livro “Diário de Chico Bala: etnografias de uma história de vida", de autoria de Francisco Buiatte. O livro é um acoplado de histórias de superação e de vivências do autor, que é egresso do campus Uberlândia Centro. Nele, Francisco narra as alegrias e também as dificuldades vivenciadas por ele em decorrência da sua condição de cadeirante.
Ainda na parte cultural, duas exposições foram montadas: “Chico Bala no Mundo das Artes Plásticas", também de autoria de Francisco Buiatte, e coordenada pelo professor Marcio Bonesso, IFTM Campus Uberlândia Centro, e a exposição "Quilombo Itinerante", idealizada e organizada pela professora Márcia Xavier e por Teófilo Arvelos, egresso do IFTM Campus Patos de Minas.
Essa foi a quarta montagem da exposição “Quilombo Itinerante” e teve um significado muito importante, pois o evento ocorreu em meio à semana da Consciência Negra, dialogando com a temática da exposição.
O IFTM Campus Patos de Minas agradece a todos os servidores, estudantes, parceiros que trabalharam para que o evento pudesse ocorrer e também os meios de comunicação da cidade que fizeram a cobertura do evento.
Notícias relacionadas
- Pré-lançamento da plataforma Protege Meu Cerrado reúne comunidade em prol da sustentabilidade
- Seminário realizado pelo IFTM Campus Uberaba debate trabalho e pesquisa como princípios educativo e pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica
- IFTM Campus Uberaba participa da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
- IFTM Campus Uberaba realiza Encontro de Fruticultura Tropical com foco em inovação e sustentabilidade
- Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica promovido pelo IFTM Campus Uberaba explora inovações e desafios da educação
- Vem aí o “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão